INÍCIO . RESENHAS . PERFIL . TOP 5 . +LITERAR
CRÔNICA DO DIA . AGENDA

Informações

Este artigo foi escrito no dia 06 fev 2014, e pertence à categoria Resenhas.

Tags

, , , , , , , , ,

Resenha: 1Q84 – Livro 2 [Haruki Murakami]

Leia aqui a resenha do Livro 1 da trilogia 1Q84.

spoiler2

Quando falei aqui na Literar sobre o primeiro volume da trilogia 1Q84 de Haruki Murakami, a história ainda estava amadurecendo em mim. Agora, após digerir tudo que li, acredito que é exatamente esse o propósito do livro 1: ambientar o leitor no estranho mundo do Povo Pequeno e d’A Crisálida de Ar, tentando ao mesmo tempo mostrar como aquele céu com duas luas é tão diferente e tão similar ao universo que nos cerca. Em 1Q84 – livro 2, o que antes era uma simples suspeita se confirma: algo de muito estranho está acontecendo com Tengo e Aomame.

literar-1q842-01

Com a publicação de A Crisálida de Ar – livro da jovem Fuka-Eri reescrito por Tengo -, elementos que antes só existiam no universo fictício extravasam para o mundo real. É assim que surgem no céu as tais duas luas, marca registrada de 1Q84, entre outras pequenas e quase imperceptíveis mudanças. No entanto, o livro de Fuka faz mais que isso: descobrimos que segredos do Povo Pequeno (e também da obscura comunidade religiosa na qual o pai da escritora é o Líder) passaram a ser de conhecimento público, o que afetou a relação entre eles. Parece estranho, né? Mas é isso mesmo: aos poucos, as pontas soltas vão se encontrando, e descobrimos que os pequeninos seres descritos no romance de Tengo são peça fundamental na manutenção da estrutura da seita religiosa.

Ao mesmo tempo que a comunidade vê seus segredos escaparem por entre os dedos, Aomame recebe uma missão que parece impossível: dar fim à vida do Líder. Como já havíamos descoberto no primeiro livro, existem diversos casos de abuso sexual de crianças ligados à comunidade – principalmente ao cabeça da organização -, e algo precisa ser feito para impedir esses atos de violência. Enquanto isso, Tengo se aprofunda do mundo d’A Crisálida de Ar, e chega cada vez mais perto de entender como tudo aquilo passou das fibras do papel para o tênue tecido da realidade.

literar-1q842-02

O ritmo de 1Q84 livro 2 segue o do primeiro volume (e é, claramente, reflexo uma estrutura oriental, onde o caminho percorrido vale mais do que saber aonde se quer chegar), e durante alguns momentos a impressão que temos é que não vai sair dali muita coisa. É precisamente nesse ponto que Hurakami nos surpreende: o que parecia um apanhado de ocorrências sem propósito é na verdade a preparação do terreno para uma grande tempestade que se aproxima.

Para resumir, é como se o primeiro livro fosse a apresentação dos personagens. No segundo, conhecemos as regras da batalha e o papel que cada um deverá desempenhar. E o terceiro, finalmente, é o jogo colocado na mesa. (E eu mal posso esperar para jogar.)

.

literar-1q842-capa1Q84 – LIVRO 2

Autor: Haruki Murakami
Título original: 1Q84
2013, 376 páginas, Editora Alfaguara/Objetiva

Onde comprar?
Saraiva
Submarino
FNAC
- Livraria Cultura
Estante Virtual (novos e usados)

.

assinatura-luiz

.

Comentários

comentário(s)