Para agosto passar mais rápido do que você imagina, a Literar selecionou alguns dos melhores lançamentos desse mês e te contamos um pouco sobre cada um. De livros históricos e romances água-com-açúcar, passando por ganhadores do Nobel e nomes badalados das listas de mais vendidos, aqui tem de tudo:
.
Levantado do Chão [José Saramago] – Cia das Letras
Pode parecer estranho ter um livro de 1980 figurando nas listas de lançamento desse agosto, mas o motivo é mais que especial. José Saramago, único escritor de língua portuguesa laureado com o Nobel de Literatura, finalmente tem um de seus desejos atendidos: toda a sua obra é agora publicada no Brasil pela Companhia das Letras. Levantado do Chão conta a histtória dos Mau-Tempo, família de lavradores de Antelejo, acompanhando-os do início do século XX até a década de 1970.
Onde comprar: Saraiva | Submarino | Cultura | Estante Virtual
.
Memorial do Convento [José Saramago] – Cia das Letras
Publicado em 1982, Memorial do Convento completa a lista dos livros do português José Saramago. O romance mistura elementos históricos com histórias pessoais, nos mostrando a paixão de Baltasar por Blimunda em meio ao processo de construção do Palácio Nacional de Mafra, no século XVIII. Leitura obrigatória para quem se viu obrigado a enxergar o mundo de maneira diferente em Ensaio Sobre a Cegueira ou viu que a história dos livros escolares nem sempre conta toda a verdade em O Envagelho Segundo Jesus Cristo.
Onde comprar: Submarino | Saraiva | Cultura | Estante Virtual
.
Barreira [Amilcar Bettega] - Cia das Letras
Fátima é brasileira, filha de um imigrante turco, que vai morar no país natal de seu pai e se envolve em conturbadas relações amorosas. Seu pai volta para a Turquia após anos para reencontrar a filha, sem sucesso. Enquanto busca por Fátima, o homem acaba descobrindo muito sobre si mesmo, sobre seu passado e o mundo ao seu redor. Barreira é o primeiro romance de Amilcar Bettega.
.
Mínima Lírica [Paulo Henriques Britto] - Cia das Letras
Paulo Henriques Britto é um dos nomes de maior destaque na literatura contemporânea brasileira (além de um dos grandes tradutores em atuação). Mínima Lírica nasce da fusão de seus dois primeiros livros de poemas (de 1982 e 1989), e reforça a forte presença lírica do escritor, permeada por humor, astúcia e a observação do cotidiano.
.
Cidades de Papel [John Green] - Editora Intrínseca
John Green ficou mundialmente famoso com seu A Culpa é das Estrelas. Em seu novo romance, Green nos apresenta a Quentin e Margo. Após um encontro nada normal, Margo some do mapa, e Quentin precisa seguir pistas na tentativa de encontrá-la. O problema é que quanto mais perto Quentin fica de achá-la, mais acha que a pessoa que encontrará não é bem quem ele procurava.
.
Vidas Provisórias [Edney Silvestre] – Editora Intrínseca
Em 1970, Paulo é exilado do país pela ditadura militar. Em 1991, Barbara deixa o país com uma carteira falsa durante o governo Collor. Duas histórias de perda de identidade e isolamento, separadas não apenas fisicamente mas temporalmente. Vidas Provisórias é o terceiro romance de Edney Silvestre e narra, através de personagens que poderiam muito bem ser reais, as transformações que o Brasil – e o resto do mundo – sofreu nos últimos 40 anos.
.
Perdão, Leonard Peacock [Matthew Quick] – Editora Intrínseca
No día de seu aniversário, Leonard Peacock decide matar seu ex-melhor amigo e se suicidar em seguida. Ele sai de casa com uma mochila e uma arma carregada. Mas antes disso, ele vai se despedir das quatro pessoas mais importantes da sua vida. A cada visita, o relógio passa mais rápido… E a hora derradeira está chegando. Perdão, Leonard Peacock é assinado por Matthew Quick, o escritor por trás de O Lado Bom da Vida.
.
Filhos do Jacarandá [Sahar Delijani] - Globo Livros
Quantas gerações podem ser marcadas sucessivamente por atos de sofrimento? Uma criança nascida dentro uma prisão para mulheres, jovens levados a força de seus apartamentos e execuções feitas na calada da noite. Filhos do Jacarandá é um retrato da difícil vida no Irã nos últimos 30 anos, assinado pela estreante Sahar Delijani.
.
1889 [Laurentino Gomes] - Globo Livros
Quem conhece um mínimo de história do Brasil reconhece a data: 1889 foi o ano em que a república substituiu o império no nosso país. Mas por trás dessa mudança existem centenas de variáveis que conduziram para esse caminho. Com 1889, Laurentino Gomes completa uma trilogia sobre a história nacional (que começa com 1808 e continua com 1822).
.
Declínio e Queda do Império Otomano [Alan Palmer] - Globo Livros
Alan Palmer é um renomado historiador inglês. Em Declínio e Queda do Império Otomano, Palmer explica os motivos que levaram ao fim deste que foi um dos maiores impérios da Idade Moderna. Para ter uma ideia da sua extensão, o império Otomano durou de 1299 a 1923 e teve um ápice de 200 anos de um poder inigualável. E isso não acaba da noite para o dia.
.
Uma Prova de Amor [Emily Giffin] - Novo Conceito
Nem sempre as pessoas querem seguir o plano que determinam para elas. Namorar, casar, ter filhos. Claudia é assim, e seu namorado Ben compartilha de seu desejo de não terem crianças. Ou pelo menos é assim até que um deles muda de ideia, e tudo que se dava por certo passa por uma grande reviravolta. É assim o novo livro de Emily Giffin, Uma Prova de Amor.
.
Olho por Olho [Jenny Han / Siobhan Vivian] - Novo Conceito
Olho por Olho é uma história sobre vingança. Sobre jovens amigas que, em exercícios de malícia que começam de forma inocente, geram situações que fogem totalmente do controle. Este é o primeiro livro de uma série que acompanha as amigas Kat, Lillia e Mary sendo transformadas pelo desejo de vingança.
.
Porta dos Fundos [Vários autores] - Editora Sextante
Impossível não rir até perder o fôlego com os vídeos do Porta dos Fundos (e, em alguns casos, ficar dando replay várias e várias vezes!). No livro lançado pela Sextante, podemos ler os roteiros de 37 esquetes do grupo que mudou o jeito de se fazer comédia na internet. Além dos textos, comentários dos escritores, fotos e outros extras te colocam ainda mais fundo no universo cômico do Porta dos Fundos.
.
Guia Politicamente Incorreto da História do Mundo [Leandro Narloch] - LeYa
Quem nunca teve um professor de história que contava várias “curiosidades” sobre o processo de construção do mundo contemporâneo? Pois saiba que grande parte delas é mentira, como os cintos de castidade na Idade Média ou a visão deturpada que temos da Revolução Industrial. Com o Guia Politicamente Incorreto da História do Mundo, Leandro Narloch busca mostrar que nem sempre o que se ouve nas ruas é a verdade definitiva.
.
.
.