INÍCIO . RESENHAS . PERFIL . TOP 5 . +LITERAR
CRÔNICA DO DIA . AGENDA

Informações

Este artigo foi escrito no dia 04 set 2013, e pertence à categoria Resenhas.

Tags

, , , , , , , , ,

Resenha: Churchill, O Jovem Titã [Michael Shelden]

spoiler1

Winston Churchill é uma dessas figuras políticas altamente enigmáticas. No Brasil seu nome não tem tanto peso assim, mas na Inglaterra parte da população fala do cara como se fosse um rei. E na verdade ele foi quase isso: de 1940 a 1951, Churchill foi o primeiro-ministro britânico. E não é preciso ser nenhum expert em história pra se lembrar que esse foi um período conturbado para a política mundial: entre 1939 e 1945 desenrolava-se a Segunda Guerra Mundial, e a Inglaterra estava, ao lado dos EUA, na linha de frente da batalha contra a Alemanha Nazista.

literar-churchill01

Nessa época, Churchill tinha por volta de seus sessenta-e-poucos anos, e é essa a imagem que todo mundo tem dele: rechonchudo, gravatinha borboleta, cara de mau, charuto na boca e chapéu no topo da careca. Mas Churchill não nasceu primeiro ministro, e o caminho percorrido por ele até chegar lá foi longo. Entre seus 20 e 30 anos, Winston Churchill havia acabado de entrar na carreira política e era um jovem com ainda pouca experiência de campo. Em Churchill, O Jovem Titã, o escritor Michael Shelden nos oferece a possibilidade de conhecer, por assim dizer, um Winston Churchill antes da fama.

A linha temporal da biografia começa em 1901, com a entrada de Churchill no parlamento inglês (com apenas 26 anos). Nos anos seguintes ele ocuparia o cargo de subsecretário das colônias e ministro do comércio. Pouco tempo depois eclode a Primeira Guerra Mundial (1914-1918), e o jovem político serve na frente de combate em território francês. O recorte na história do jovem Churchill vai até 1915 quando, após uma derrota em Galípoli (atribuída em grande parte a ele), pede demissão de seu cargo de Primeiro Lord do Altamirado na marinha.

Shelden nos apresenta uma figura completamente diferente daquela formada em nosso imaginário. Conhecemos no livro um Churchill emotivo, até mesmo passional, cheio de vigor, um pouco namorador e cheio de ideias consideradas um pouco fora do convencional. O virar de páginas nos permite compreender a formação do político conhecido por todos, os fios de suas iniciativas e até mesmo a forma de transformar um fracasso numa ascensão – ou vice-versa.

literar-churchill02

O livro traz detalhes pessoais de Churchill que nos fazem entender melhor como ele se tornou uma grande figura de liderança – ao mesmo tempo carismático com seu povo e temido pelos países inimigos. Para quem se interessa por história, o livro é um prato cheio: foge dos clichês da maioria das biografias ao enfocar em um período que seria, muito provavelmente, pouco valorizado nas pesquisas de outros biógrafos. Michael Shelen torna Churchill ainda mais humano, mostrando-o fora da redoma de perfeição que o cerca e apresentando-o como ele realmente é: um ser de carne e osso como todos nós, capaz de errar e fraquejar. O autor nos prova que qualquer biografia pode ter uma história que merece ser contada, mesmo que não seja aquela que todo mundo deseja escutar.

 .

saiba-mais

 – Churchill foi laureado com o Nobel de Literatura em 1953. Ele publicara em 1898 e 1899 dois livros sobre seus relatos da fracassada campanha de Galípoli, na Primeira Guerra Mundial. Seu único romance foi lançado em 1900, nomeado Savrola. No entanto, a obra que lhe rendeu o Nobel foi sua coleção de cinco volumes com memórias de guerra. Alem disso, Winston Churchill era um orador sem igual. Seus discursos para o povo britânico durante a Segunda Guerra Mundial são famosos pela emoção que provocavam nos ouvintes, e foram também fator decisivo na sua escolha para o Nobel.

- A vida de Churchill já foi adaptada às artes em diversas ocasiões. Uma das mais famosas é uma dupla de filmes produzida pela HBO: The Gathering Storm (2002) e Into the Storm (2009). Um acompanha o primeiro-ministro na época de seu casamento com Clementine Churchill, enquanto a continuação foca na liderança do político durante a Segunda Guerra Mundial. Você pode ver os trailers aqui e aqui.

- Michael Shelden já foi finalista do Pulitzer por uma biografia de George Orwell e autor de outras sobre Graham Greene e Mark Twain.

.

literar-churchill-capaCHURCHILL, O JOVEM TITÃ

Autor: Michael Shelden
Título original: Young Titan – The Making of Winston Churchill
2013, 400 páginas, Globo Livros

Onde comprar?
Saraiva
Submarino
Estante Virtual (novos e usados)
Amazon (em inglês)
Book Depository (em inglês)

.

assinatura-anne assinatura-luiz

.

Um exemplar do livro “Churchill, O Jovem Titã” foi enviado como cortesia para a Literar pela Globo Livros.

.

Comentários

comentário(s)