INÍCIO . RESENHAS . PERFIL . TOP 5 . +LITERAR
CRÔNICA DO DIA . AGENDA

Informações

Este artigo foi escrito no dia 18 nov 2013, e pertence à categoria Resenhas.

Tags

, , , , , , , , ,

Resenha: Comer Rezar Amar [Elizabeth Gilbert]

Resenha escrita pelo colunista convidado Dener Briglia. Dener é de Boa Vista e estuda arquitetura. Apaixonado por livros, fala sobre suas novas (e antigas) leituras no vlog Vício Meu.

spoiler1

Publicado no Brasil pela editora Objetiva, Comer Rezar Amar fala de uma experiência da própria autora: após o término de uma relação duradoura e um divórcio turbulento, ela deixa tudo para trás e parte em uma viajem de auto descoberta e conhecimento.

Os primeiros quatro meses são passados em Roma, tendo por objetivo alcançar o prazer em coisas simples da vida – como um bom prato de comida (fácil perceber que essa é a fase do “comer“!). Durante esse período ela fica em total abstinência sexual e foca nos prazeres da culinária e idioma italianos, o que acabam gerando situações engraçadas, como quando ela se vê tentada por irmãos gêmeos ou quando descobre ter engordado quase dez quilos.

literar-comerrezaramar01

Na segunda parte da viajem, o destino é a Índia e a busca de desenvolvimento espiritual, o “rezar“. A autora passa os quatro meses seguintes exilada no retiro de sua mentora espiritual com regras rígidas quanto à alimentação e meditação. A terceira e última parte parte (“amar“) é uma visita a Bali, região onde ela procura equilibrar o prazer adquirido em Roma com a religiosidade desenvolvida na Índia. Essa é a parte do livro em que ela se permite romances (com um brasileiro, por sinal), festas e, ao mesmo tempo, vai em busca do que veio procurar, com encontros frequentes com um antigo xamã balinês de grande sabedoria.

 A primeira vista esse livro pode ser visto como feminista, e não posso discordar totalmente dessa afirmação – afinal, ele fala de fato de uma mulher que retoma a posse de seu corpo e exerce seus desejos da forma que mais acha adequado. No entanto, discordo quando afirmam que homens não devem lê-lo, até porque a auto descoberta existe independente do sexo do leitor.

literar-comerrezaramar02

É um livro com uma narrativa gostosa e fluida de muito fácil leitura. Passa uma mensagem bacana, mas com toques de humor – o que não deixa o livro com cara de literatura de auto-ajuda ou com lição de moral barata. A autora simplesmente se prontifica a relatar um ano de viajem e mudanças em sua vida esperando que de alguma maneira possa servir de exemplo para outras pessoas.

.

saiba-mais

O livro Comer Rezar Amar foi adaptado para o cinema em 2010, com Julia Roberts no papel principal. Vale a pena assistir o filme – e relevar o português nada natural do Javier Bardem -, nem que seja para passar a tarde em um domingo chuvoso e curtir a trilha sonora deliciosa. O trailer você vê abaixo:

por Dener Briglia

.

literar-comerrezaramar-capaCOMER REZAR AMAR

Autora: Elizabeth Gilbert
Título original: Eat Pray Love
2008, 399 páginas, Editora Objetiva

Onde comprar?
Saraiva
FNAC
Estante Virtual (novos e usados)
Amazon (em inglês)
Book Depository (em inglês)

.

assinatura-todos

Resenha escrita pelo colunista convidado Dener Briglia, do vlog Vício Meu.

.

Comentários

comentário(s)