INÍCIO . RESENHAS . PERFIL . TOP 5 . +LITERAR
CRÔNICA DO DIA . AGENDA

Informações

Este artigo foi escrito no dia 24 dez 2013, e pertence à categoria Resenhas.

Tags

, , , , , , , , ,

Resenha: Dia de Folga [John Boyne]

spoiler1

Dia de Folga não é propriamente um livro: seria mais correto defini-lo como um conto isolado, lançado nos últimos dias pelo escritor John Boyne para o jornal “The Irish Times” e publicado agora por aqui como um ebook gratuito da Companhia das Letras. Mesmo assim, a gente acha que vale a pena falar dele aqui na Literar, por um simples motivo: o John Boyne é foda.

Já contamos aqui um pouco sobre O Pacifista e O Palácio de Inverno, mas você deve conhecer o autor também como o cara por trás de títulos como Menino do Pijama Listrado e O Garoto no Convés. Dia de Folga segue a mesma linha de O Pacifista: é uma história de um soldado durante a Primeira Guerra Mundial. A diferença? É época de Natal.

literar-diadefolga02

Mas fica aquela dúvida: existe essa época feliz em um lugar tão sórdido quanto um campo de batalha? Com os pés cheios de bolhas e feridas sanguinolentas, o soldado Hawke percebe o espírito natalino de forma bem diferente. Presente de natal (ou apenas coincidência nas datas de entrega), ele recebe um pacote da família com uma meia nova e uma carta contando as novidades. E isso é tudo que ele precisa por enquanto.

Entre angústias e pequenos prazeres, Hawke faz o que pode nesse ambiente nada hospitaleiro: usa o que tem à disposição da melhor forma possível e avalia o mundo ao seu redor (e sua vida que tinha antes daquele inferno). Como ele mesmo diz: “Na Inglaterra era véspera de Natal. Talvez também fosse véspera de Natal por aqui, mas era difícil dizer“. Essa bilateralidade presente-passado foi brilhantemente representada na ilustração abaixo, desenvolvida pelo irlandês Brian Fitzgerald para acompanhar a publicação do conto. Saca só:

x

Uma das coisas bacanas da história curta é a relação que Boyne faz com O Pacifista. Pra quem não leu nossa resenha, o livro fala da relação amorosa entre dois soldados durante a I G.M. Em Dia de Folga, o protagonista fala de um casal que foi fuzilado por seu romance homossexual, e cita também um dos personagens de O Pacifista:

“Browne e Peace tentaram fugir um dia e foram flagrados, nos braços um do outro, há alguns quilômetros de distância, escondidos num celeiro. Eles foram trazidos de volta e fuzilados. O sargento disse a eles que parassem de ficar de mãos dados e morressem como homens, mas eles o mandaram se foder e então as balas voaram. Brancroft também tinha sido fuzilado, mas ele não havia desertado, é claro. Ele abaixou suas armas depois daquela história com o garoto alemão na trincheira e disse me desculpa, mas estou de saco cheio dessa loucura.”

A dica então é: se Papail Noel pegou leve nas lembrancinhas esse ano, não precisa ficar todo choroso. Aproveite o presentão da Companhia das Letras e baixe o conto gratuitamente no site da Amazon (ou em outro a sua escolha). Se você não tem um leitor de ebook, de uma lida no nosso artigo sobre o Kindle Paperwhite – além de falarmos sobre o gadget, te explicamos como usar os aplicativos gratuitos do Kindle para ler livros no PC, Mac, iPhone ou Android.

.

saiba-mais

Além de Dia de Folga, a Companhia das Letras também liberou para download o título Mundo de Tinta, de Cornelia Funke. O livro trás três contos inéditos que se passam no Mundo de Tinta e contam o que aconteceu com alguns personagens depois do desfecho da história de Mo e de sua filha Meggie.

.

literar-diadefolga-capaDIA DE FOLGA

Autor: John Boyne
Título original: Rest Day
2013, Ebook, Companhia das Letras

Download gratuito:
Formato mobi
- Formato epub
- Kobo
- Amazon
.

.

assinatura-luiz

.

Comentários

comentário(s)