INÍCIO . RESENHAS . PERFIL . TOP 5 . +LITERAR
CRÔNICA DO DIA . AGENDA

Informações

Este artigo foi escrito no dia 21 jan 2014, e pertence à categoria Resenhas.

Tags

, , , , , , , ,

Resenha: Em Chamas [Suzanne Collins]

spoiler1

Leia também: resenha de Jogos Vorazes, volume 1 da trilogia.

Quando eu contei aqui na Literar sobre minha relação com Jogos Vorazes, deixei de falar uma coisa muito importante: depois que venci meu receio e comecei a ler a trilogia de Suzanne Collins, eu não parei mais. Há anos isso não acontecia comigo – emendei um livro no outro e pulei de cabeça na leitura de Em Chamas.

literar-emchamas01

Antes de seguir vale uma dica: se você está lendo essa resenha, a gente supõe que você conhece a história do primeiro livro e não vai se importar com alguns SPOILERS sobre ele. Pra tirar o band-aid de uma vez só, a gente começa te lembrando que, no final de Jogos Vorazes, Katniss puxa um golpe de mestre (ameaçando um duplo-suicídio) e consegue que tanto ela quanto Peeta sejam declarados vencedores dos Jogos – uma situação inédita nos mais de 70 anos da competição.

Desnecessário dizer que a Capital não fica nada satisfeita com a atitude de Katniss. Meio sem querer, a garota tributo do Distrito 12 (e seu broche com o Tordo!) se tornam símbolos de um sentimento de revolta em toda Panem. Enquanto saem em turnê por todo o país para se apresentar como vencedores, Katniss e Peeta presenciam diversos atos de rebeldia nos distritos – e, consequentemente, de repressão por parte do governo.

Pois é, e a reação do Presidente Snow não para em açoitar quem apoia Katniss. Coincidentemente – ou não! – a 75ª edição dos Jogos Vorazes e revelada com uma surpresa: os 24 tributos serão escolhidos entre os antigos vencedores dos Jogos. A ocasião perfeita para colocar Katniss e Peeta em perigo mortal mais uma vez, e apagar de uma vez por todas o pavio da rebelião.

literar-emchamas02

Não só Em Chamas foi o livro da trilogia que eu li mais rápido, mas é também o que mais me deixou de cabelo em pé. É, sem dúvida alguma, o meu favorito dos três, e tem tantas passagens bacanas que fica até difícil explicar. Só pra deixar um rostinho pra quem ainda não leu, a Arena dos 75º Jogos Vorazes deixa a da edição anterior no chinelo.

E olha, desafio da Literar: a gente te dá um prêmio se você conseguir chegar nas últimas páginas de Em Chamas e não desejar desesperadamente colocar as mãos em A Esperança para saber como a história continua!

.

saiba-mais

- O filme de Em Chamas foi lançado no final de 2013 – e é tão sensacional quanto o livro. Já A Esperança – parte final da trilogia – será dividido em 2 longas-metragens, com lançamento previsto para 2014 e 2015. O trailer de Em Chamas você vê abaixo:

.

literar-emchamas-capaEM CHAMAS

Autora: Suzanne Collins
Título original: Catching Fire
2011, 413 páginas, Editora Rocco

Onde comprar?
Saraiva
Submarino
Estante Virtual (novos e usados)
Amazon (em inglês)
Book Depository (em inglês)

.

assinatura-luiz

.

Comentários

comentário(s)