INÍCIO . RESENHAS . PERFIL . TOP 5 . +LITERAR
CRÔNICA DO DIA . AGENDA

Resenha: O Escolhido Foi Você [Miranda July]

spoiler1

Não tem jeito: meu caso de amor com a Miranda July só aumenta com os anos. Eu contei recentemente aqui na Literar sobre seu projeto “We Think Alone” e como eu morro de amores pelo livro É Claro que Você Sabe do que Estou Falando. O Escolhido Foi Você é o segundo livro de July e tem uma proposta muito diferente de seu primeiro trabalho.

literar-escolhidojuly01

O Escolhido Foi Você nasceu de um projeto simples e inusitado: enquanto escrevia o roteiro de seu segundo filme, O Futuro, Miranda começou a fazer entrevistas com anunciantes dos mais diversos produtos encontrados no PennySaver – uma espécie de classificados distribuído gratuitamente aos moradores de sua cidade. E está aí a primeira grande diferença para seu primeiro livro: O Escolhido… não é um romance, muito pelo contrário. O livro fica no limite entre uma autobiografia e um livro jornalístico, com as transcrições das entrevistas realizadas.

literar-escolhidojuly02

literar-escolhidojuly03

Você pode começar se perguntando: e o que um roteiro tem a ver com anúncios de jornal? Pois é, no começo nem a própria Miranda sabia ao certo. Aos poucos a conexão se fez mas clara: a escritora lutava para fazer com que seus personagens fossem reais, críveis – e isso era algo que todas aquela pessoas eram sem precisar fazer esforço. De um ex-presidiário vendendo DVDs até uma idosa solitária com sua mala antiga (passando por um transexual vendendo uma jaqueta de couro e uma mulher com álbuns de fotos de desconhecidos, só pra citar alguns), Miranda nos mostra 10 entrevistas e o impacto que aquelas diversas aparentemente desconexas tiveram em O Futuro – e na sua vida como um todo.

literar-escolhidojuly-filme

Para quem já assistiu o filme, talvez seja mais fácil correlacionar os anunciantes do PennySaver com as vozes dos protagonistas (e se você não assistiu, faça a você mesmo um favor e veja os dois filmes de July, na sequência). E mesmo sem conhecer a película, O Escolhido Foi Você é uma aula obrigatória sobre como às vezes (muitas vezes) é importante que a gente se coloque no papel do nosso interlocutor. Afinal, conhecer melhor os outros é também uma forma de conhecer melhor a si mesmo.

.

saiba-mais

O Futuro (The Future, no original) estreou em 2011 e tem a própria Miranda July no papel principal, fazendo par com Hamish Linklater (que você talvez conheça pelo seriado The New Adventures of Old Christine). O trailer pode ser visto abaixo:

.

literar-escolhidojuly-capaO ESCOLHIDO FOI VOCÊ

Autora: Miranda July
Título Original: It Chooses You
2013, 224 páginas, Cia das Letras

Onde comprar?
– Saraiva 
– Submarino
FNAC
– Estante Virtual (novos e usados)
Book Depository (em inglês)

.

.

assinatura-luiz

Um exemplar do livro “O Escolhido Foi Você” foi enviado como cortesia para a Literar pela Companhia das Letras.

.

Comentários

comentário(s)