INÍCIO . RESENHAS . PERFIL . TOP 5 . +LITERAR
CRÔNICA DO DIA . AGENDA

Informações

Este artigo foi escrito no dia 21 jul 2014, e pertence à categoria Resenhas.

Tags

, , , , , , ,

Resenha: A Filha das Flores [Vanessa da Mata]

spoiler1

Quando descobri Chico Buarque como escritor, fiquei impressionado. Por um tempo eu me perguntava “cara, como é possível ser um músico tão incrível e também escrever romances maravilhosos?” – sem associar que, provavelmente, a mesma inspiração para seus versos era o que dava luz a livros como Budapeste e Benjamim.

Talvez por causa disso, eu sempre fico muito curioso quando vejo alguém da música se aventurando em meios literários (inclusive já fizemos um Top 5 especial para músicos escritores). Com Vanessa da Mata não seria diferente: acompanho o trabalho da cantora desde seu primeiro álbum e já tive a chance de vê-la se apresentando ao vivo. Com A Filha das Flores, publicado no último ano pela Companhia das Letras, surgiu a oportunidade de conhecê-la também por escrito.

literar-filhadasflores01

Com vários aspectos inspirados em sua própria infância (inspirados e não autobiográficos, vale ressaltar), o livro nos guia pela vida da personagem Giza desde bem nova até se tornar mulher feita. Crescendo em um pequeno vilarejo interiorano, a menina se vê cercada de pessoas e costumes que ajudam a definir seu caráter – e, naturalmente, a fazem com que se questione porque algumas coisas são como são. A cada dia, Giza fica mais adulta e mais consciente de si mesma.

literar-filhadasflores03

Embora tenha um enredo interessante e o uso poético das palavras seja bastante envolvente, o livro não me prendeu como eu esperava. Para ser muito sincero, não senti que a história engrenou. Em alguns momentos, o ambiente lúdico criado por Vanessa da Mata se torna cansativo, e os cenários descritos passam a ser uma repetição enfadonha do que já vimos nas páginas anteriores. No final do livro há, ainda, certo flerte com a literatura fantástica, que soa igualmente forçado e fora de lugar.

literar-filhadasflores02

Não me entenda mal: ler A Filha das Flores não foi nenhum sofrimento – até porque todos sabemos pela história de Vanessa na música que a mato-grossense domina muito bem as palavras. Por outro lado, não guardei as melhores memórias da história. Em resumo: entre o livro e o CD, ainda escolho o CD.

.

literar-filhadasflores-capaA FILHA DAS FLORES

Autora: Vanessa da Mata
2013, 280 páginas, Cia das Letras

Onde comprar?
– Saraiva 
– Submarino
FNAC
– Livraria Cultura
– Estante Virtual (novos e usados)

.

.

assinatura-luiz

Um exemplar do livro “Filha das Flores” foi enviado como cortesia para a Literar pela Companhia das Letras.

.

Comentários

comentário(s)