INÍCIO . RESENHAS . PERFIL . TOP 5 . +LITERAR
CRÔNICA DO DIA . AGENDA

Informações

Este artigo foi escrito no dia 15 jan 2014, e pertence à categoria Resenhas.

Tags

, , , , , , , , ,

Resenha: Fim [Fernanda Torres]

spoiler1

Meus companheiros de Copacabana

Algumas coisas (sérias) aconteceram na minha vida nos últimos meses que me fizeram perder o interesse em ler e ver filmes, por exemplo. Qualquer coisa que me cobrava atenção me parecia desinteressante. Desde que me senti capaz e com vontade, todos os livros que comecei a ler me entediavam. Até que, enfim, chegou em minhas mãos uma obra que tirou o meu sono.

Fim é a estreia da atriz veterana Fernanda Torres no mundo dos romances, apesar de assinar artigos e crônicas para as revistas Piauí, Veja Rio e o jornal Folha de S. Paulo. Fernanda é figura conhecida do grande público das telas e palcos, mas prova que é capaz de trilhar também uma excelente carreira de escritora (e paralela, espero). Sempre gostei dela como atriz e acredito que qualquer produção que ela participa vale a pena ser assistida.

O livro conta a história de cinco homens, amigos, e várias situações de suas vidas, contadas pelos diferentes pontos de vista de cada um: os amores sinceros, os eternos, os momentâneos, a juventude, as traições, a roda de bossa-nova, o Rio de Janeiro, as discotecas, as orgias, drogas, a impotência, a velhice e o fim.

Os garotos-personagens Álvaro, Sílvio, Ribeiro, Neto e Ciro, nasceram entre 1929 e 1940 e viveram a juventude de uma geração bem diferente da atual e de um grupo muito especifico, porém completamente crível. O cenário é a capital fluminense em tempos de liberdade sexual e o surgimento de novos entorpecentes. Uma vida desregrada, sacana e cheia de sacanagem…

A obra mostra a inteligência da autora, a capacidade de discutir sobre temas distintos e criar personagens com características próprias. Um tanto engraçado, com um humor ácido e um pouco trágico. Fim traz um texto fácil, gostoso de se ler, com várias referencias culturais que nos localiza no tempo e torna a leitura mais agradável. Fernanda mostra que entende do universo masculino e, principalmente, da vida.

Literar_FIm_Fernanda Torres

Entre os cinco, elegi os meus preferidos, que, com certeza, não se parecem nada comigo, mas me pareceram caras legais. Adoraria ouvir mais histórias que eles tinham para contar.

Confesso que quando estava acabando de ler, faltando cerca de 10 páginas, parei! Fiquei com medo de perder minha companhia, de não encontrar outra obra que me desse vontade de ler. Minha lealdade à autora e aos personagens e minha curiosidade fizeram com que eu terminasse e me sentisse fiel, livre.Acho que agora estou pronto!

.

literar-fim-capaFIM

Autora: Fernanda Torres
2013, 208 páginas, Companhia das Letras

Onde comprar?
Saraiva
FNAC 
Submarino
Livraria Cultura
Livraria da Folha
Estante Virtual (novos e usados)

.

.

assinatura-fred

Um exemplar do livro “Fim” foi enviado como cortesia para a Literar pela Companhia das Letras.

.

Comentários

comentário(s)