INÍCIO . RESENHAS . PERFIL . TOP 5 . +LITERAR
CRÔNICA DO DIA . AGENDA

Informações

Este artigo foi escrito no dia 03 jun 2014, e pertence à categoria Resenhas.

Tags

, , , , , , , , , , ,

Resenha: Flash Forward [Robert J. Sawyer]

spoiler1

A pergunta não é novidade: o que você faria se soubesse como será seu futuro? Ou melhor: o que você faria se pudesse ver dois minutos da sua vida daqui 21 anos? É essa a premissa de Flash Forward, livro de Robert J. Sawyer que foi adaptado para uma série televisiva homônima em 2009 e ganha agora tradução para o português, em publicação da Galera Record.

literar-flashforward-01

Na obra de Sawyer, acompanhamos dois cientistas que trabalham no LHC, o famoso colisor gigante de partículas situado na fronteira entre a França, Alemanha e Suíça. Em seus experimentos, eles estão muito próximos de encontrar o Bóson de Higgs – uma partícula que, teoricamente, explicaria como energia pode se transformar em massa, explicando assim a criação do universo. Só que algo completamente inesperado acontece: no momento exato em que o colisor é ligado e inicia-se o experimento para encontrar a partícula de Higgs, todos desmaiam.

E quando eu digo todos, eu quero dizer todos mesmo: não só as pessoas no LHC, não só as pessoas na Suíça ou na Europa. Durante dois minutos, o mundo inteiro apaga. E o mais estranho não é isso. Enquanto permanecem desacordados, as pessoas têm vislumbres de seu futuro. No entanto, elas não podem controlar o que fazem ou o que dizer – é como elas fossem observadores do próprio destino.

literar-flashforward-02

Obviamente, o mundo vira uma bagunça. Não só pelo impossível de ver a si mesmo 21 anos no futuro, mas também pelo transtorno da humanidade inteira desmaiar coletivamente. Inúmeros acidentes de trânsito, afogamentos, quedas de avião e muitos pequenos machucados foram relatados. De um segundo para o outro, tudo muda.

Talvez a discussão mais interessante no livro seja sobre a imutabilidade do futuro. Milhares de pessoas relatam que viram uma tela preta em seus FlashForwards, e conclui-se que seria assim porque elas teriam morrido antes de 2030. Desesperador, certo? E pior ainda porque grande parte das pessoas acredita que o futuro que elas viram está escrito em pedra, e nada do que façam pode mudar aquilo.

literar-flashforward-03

Mais do que um sensacional livro de ficção científica (e uma obra prima sobre viagem no tempo!), Flash Forward é um livro incrível sobre as relações e limitações humanas. Quando a gente se depara com grandes tragédias – sejam elas pessoais ou globais -, é que realmente vemos a força que temos. Outro grande trunfo reside no fato de Sawyer ter embasamento científico para todas as teorias explicadas no livro. Obviamente o salto para o futuro é hipotético, mas o Bóson de Higgs é de fato uma busca constante dos físicos, e as demais teorias científicas são também reais.

Depois disso tudo, me conta: você ainda encararia um vislumbre do seu futuro?

.

saiba-mais

Infelizmente, a série de televisão não engrenou e foi cancelada após sua primeira temporada – e um grande incentivo para que eu lesse o livro foi finalmente poder descobrir o que causara o FlashForward. Mesmo assim, vale muito a pena assistir os 22 episódios e entrar no clima da história. Abaixo você vê um trailer:

 .

FLASH FORWARD

Autor: Robert J. Sawyer
Título original: Flash Forward
2014, 384 páginas, Editora Record

Onde comprar?
Saraiva
Livraria Cultura
FNAC
Estante Virtual (novos e usados)
Book Depository (em inglês)

.

assinatura-luiz

Uma cópia digital do livro “Flash Forward” foi enviado como cortesia para a Literar pela Editora Record.

Comentários

comentário(s)