INÍCIO . RESENHAS . PERFIL . TOP 5 . +LITERAR
CRÔNICA DO DIA . AGENDA

Informações

Este artigo foi escrito no dia 11 nov 2014, e pertence à categoria Resenhas.

Tags

, , , , , , , ,

Resenha: Insuficiências [Cláudio Norrland]

spoiler2

Mais do que suficiente

Sou uma dessas pessoas que vira futebolística em períodos de campeonatos internacionais, como a Copa do Mundo e a Libertadores, mas confesso que só consegui entender – eu acho – o que é um impedimento este ano. Julguem-me!

Apesar de achar incrível a forma como o esporte une as pessoas e pode gerar tantos sentimentos nos seguidores dos times, confesso que tenho até medo de usar vermelho nos dias que o Flamengo ganha ou verde, se for o Goiás. A violência e intolerância me assustam (e entristecem) demais.

literar-insuficiencias02

Na contramão, um cara corajoso é o autor de Insuficiências. Cláudio Norrland é um funcionário público e, como o estereótipo brasileiro, ele narra em seu livro a paixão pelo futebol e mulher – e para completar a famosa tríade, a cerveja! Ele analisa o comportamento das torcidas no Cone Sul da América do Sul, no sentido mais amplo: Argentina, Chile, Uruguai, Paraguai e Brasil. E, sem medo, listou as melhores torcidas de cada um desses países, apontando vários quesitos.

Como já disse, sou um ignorante quando o assunto é futebol, mas de qualquer forma, eu tive a oportunidade de presenciar a emoção das torcidas pelas ruas e até em campo em três países analisados por Norrland.

literar-insuficiencias01

Nasci em uma família de apaixonados por futebol, desses que sabem a escalação dos times de várzea do Norte do Brasil… Cresci indo a estádios, fazendo viagens para acompanhar o time para o qual nós torcemos e sempre adorei a sensação de irmandade que torcer causa. Não muito diferente é a comoção que o esporte produz nos argentinos. Em 2010, em uma passeio pelo La Bombonera, a casa do Boca Juniors, um senhor, vizinho ao campo, veio me contar, emocionado e com muita paixão, a história do time, e as vitórias em cima de clubes brasileiros, como sobre o Palmeiras, na Libertadores de 2000.

Mais recentemente, no Chile, eu pude conferir a euforia da galera do Colo-Colo, que iria enfrentar o Barnechea. A maioria era de adolescentes e eles enchiam as estações de metrô e se reuniam nos vagões, cantando os hinos da torcida, mas diferente do que vemos muitas vezes por aí, sem quebradeira ou empurra-empurra.

literar-insuficiencias03

O autor, claro, vai muito além do meu pequeno e momentâneo envolvimento com as torcidas. Durante cinco anos, Norrland se dedicou a pesquisar sobre 102 torcidas de clubes sul-americanos, entre viagens, visitas técnicas e o olhar crítico de quem entende do assunto.

Porém, muito se engana quem acha que o paulista só fala sobre futebol nas mais de 400 páginas de seu trabalho. Cláudio Norrland usa as quatro linhas do campo para contar também sobre os inícios e fins de relacionamentos, sobre a garota que lhe chamou a atenção em um estádio do Uruguai, observações curiosas sobre comportamento e cultura dos países visitados e sua própria vida cotidiana.

Sem dúvidas, o público alvo de Insuficiências são os amantes de futebol, mas se você não é um apaixonado pelo desporto e tiver a oportunidade de lê-lo, não recuse! O livro surpreende pela riqueza de um assunto que pode ser bem interessante. E, contudo, Cláudio Norrland parece ser um cara bem legal.

.

literar-insuficiencias-capa

INSUFICIÊNCIAS

Autor: Cláudio Norrland
2013, 420 páginas, Editora Pontes

Onde comprar?
– Cia dos Livros
– Livraria Pontes
– Estante Virtual (novos e usados)

.

.

.

assinatura-luiz

Um exemplar de “Insuficiências” foi enviado como cortesia para a Literar pelo escritor, Cláudio Norrland.

.

Comentários

comentário(s)