INÍCIO . RESENHAS . PERFIL . TOP 5 . +LITERAR
CRÔNICA DO DIA . AGENDA

Informações

Este artigo foi escrito no dia 23 set 2013, e pertence à categoria Resenhas.

Tags

, , , , , , , ,

Resenha: Inverno Russo [Daphne Kalotay]

spoiler1

Não sei dizer quando foi que começou minha fixação com histórias russas. Pode ter sido quando assisti a minissérie Catarina, amor e  poder, ou pode ter sido ao estudar a Revolução Russa na escola. O fato é que os muitos mistérios da história nacional, assim como grandes feitos, acontecimentos que marcaram a história mundial e ideologias que ali nasceram sempre mexeram com meu imaginário e me fizeram embrenhar por esse mundo tão mítico.

Foi assim que, andando por uma livraria local, acabei me deparando com o romance Inverno Russo, de Daphne Kalotay, e não pensei duas vezes sobre levar para casa ou não.  O livro conta a história de Nina Revskya, uma famosa bailarina russa da década de 1950, casada com um poeta e cheia de prestígio do Ballet Bolshoi. Até que decide fugir, ao ver parentes e amigos morrerem e serem presos, devido o estilo soviético sob o governo de Stalin.

Anos depois, em Boston, vítima de uma doença que faz doer cada uma de suas articulações, a artista decide leiloar as joias que acumulou ao longo de sua vida. Assim, ela revive seu passado e encara suas decisões e segredos que sempre evitou pensar, ao se deparar com Grigori Solodin, um professor de russo com um raro colar de âmbar, que aparentemente faz parte de um conjunto que a bailarina possui.

O mistério se desenrola e, enquanto isso, descobrimos mais sobre a vida artística daquela época, os luxos e pobreza, além de mergulhar no universo do Ballet. A narrativa transporta o leitor a cada uma das apresentações, o sentimento do artista e suas realizações.

literar-invernorusso02

Me senti atraída pelo romance do início ao fim. Nina e sua paixão pela dança, seu relacionamento com Victor Elsin, a amizade com Vera, e a dúvida entre confrontar ou esquecer o passado fazem o leitor viver a trama de forma intensa. Os leitores mais entusiasmados serão capazes de sentir o pesar da personagem, o arrependimento e uma vontade louca de ser capaz de mudar os rumos da história. Sobre o final, só posso dizer que é completamente inesperado!

 

saiba-mais

- “Inverno Russo” é um termo militar real usado para descrever a vantagem que a Rússia tem contra os invasores no fato de que o inverno no país chega ao insuportável. Máquinas e os homens não tem chance. Na verdade, Napoleão Bonaparte perdeu mais de meio milhão de soldados marchando na Rússia no auge do inverno.

- Centenas de artistas fugiram da Rússia ao longo da Guerra Fria e conseguiram asilo político em outros países. O estilo de vida soviético utilizava a arte como um de seus trunfos, mas, ao mesmo tempo, deixava seus artistas em posições difíceis de subsistência.

.

literar-invernorusso-capaINVERNO RUSSO

Autora: Daphne Kalotay
Título original: Russian Winter
2012, 476 páginas, Editora Record

Onde comprar?
Saraiva
Submarino
Estante Virtual (novos e usados)
Amazon (em inglês)
Book Depository (em inglês)

.

assinatura-anne

.

Comentários

comentário(s)