INÍCIO . RESENHAS . PERFIL . TOP 5 . +LITERAR
CRÔNICA DO DIA . AGENDA

Informações

Este artigo foi escrito no dia 29 abr 2013, e pertence à categoria +Literar.

Tags

, , , , , , , ,

+Literar: Literando no El Ateneo (Buenos Aires)

El Ateneo: Onde a beleza literária está além dos livros

Localizada em um dos bairros mais chiques da nossa vizinha Argentina, El Ateneo é uma parada obrigatória para os turistas e principalmente para os apaixonados por literatura. A livraria fica na avenida Santa Fé, 1860, no Recoleta. Depois de anos fechado, em 2000, a rede arrendou um antigo teatro e o reformou para receber a belíssima filial.

ateneo04

O prédio teve sua construção terminada em 1919, que deu-se início por ordem do empresário Max Glüksman, um dos pioneiros do ramo musical e cinematográfico na Argentina. O teatro Grand Splendid recebeu nomes como Ignácio Corsini, Roberto Firpo e, claro, o eterno Carlos Gardel, todos cantores de tango, ritmo típico das terras porteñas. Em 1926, a estrutura acabou se transformando em um cinema, e permaneceu assim por longos 70 anos.

O lugar é magnífico! São cinco andares com inúmeras prateleiras de livros, mantendo a construção original, como o teto, as varandas e as longas cortinas de veludo. Claro que há algumas adaptações, como escadas rolantes, que descem para o subsolo, dedicado à literatura infantil e artigos musicais. Os andares superiores recebem exposições constantemente. É de enlouquecer!

ateneo01

A cúpula do “teatro” é um espetáculo a parte. Pintada por Nazareno Orlandi, a obra representa a Paz, festejando o final da Primeira Guerra Mundial. A Paz aparece como uma mulher, cercada de flores, nuvens, pássaros e pessoas que comemoram o fim do grande conflito.

Atualmente, no lugar do antigo palco, atrás do veludo vermelho, há um café, aonde você pode se sentar para tomar um cortado e comer uma medialuna. Enquanto isso, lê uma das mais de 120 mil obras disponíveis, com direito a um pianista tocando ao vivo no fundo.

ateneo03

Uma dica para “sentir” ainda mais o lugar: pegue um exemplar de sua preferência e se aconchegue em uma das varandas dos pisos superiores. O conforto, a beleza e a atmosfera cultural falarão por si só. É importante ressaltar que não é obrigado comprar o livro para desfrutar desse belo local.

Em 2008, mesmo ano em que recebeu o prêmio como a segunda Livraria mais Bonita do Mundo, pelo jornal The Guardian, El Ateneo chegou a receber 3 mil pessoas em um único dia. Estima-se que eles vendem cerca de 700 mil livros por ano.

.

saiba-mais

– A origem do nome é grega. Os lugares públicos em que os escritores liam suas obras eram chamados de ateneu. Hoje, pode-se dizer que ateneus são centros culturais.

- Outro fato curioso é que, no Brasil, o único livro considerado um romance impressionista, também se chama O Ateneu, escrito por Raul Pompeia, e foi publicado em 1888. O Ateneu, no livro, é o nome de um colégio para crianças bastardas ou carentes em que o protagonista vai estudar. Saindo da literatura, em 2010, Milton Nascimento gravou em seu álbum “E a gente sonhando…” uma canção com o mesmo nome.

 

.

assinatura-todos

.

Comentários

comentário(s)