INÍCIO . RESENHAS . PERFIL . TOP 5 . +LITERAR
CRÔNICA DO DIA . AGENDA

Informações

Este artigo foi escrito no dia 05 dez 2013, e pertence à categoria Resenhas.

Tags

, , , , , , , , , , ,

Resenha: Moda e Arte [Dinah Pezzolo]

Resenha escrita pela colunista convidada Ingrid Abbade. Ingrid escreve sobre moda, design e fotografia no (delicioso) blog Gosto de Canela e aceitou nosso convite para contar sua experiência com Moda e Arte: Releitura no Processo de Criação, de Dinah Bueno Pezzolo.

spoiler1

Ler um livro sobre Moda não é lá uma tarefa muito difícil para mim, mas sabe-se lá porque eu só li dois em toda vida. O Império do Efêmero do Gilles Lipovetsky e esse, Moda e Arte: Releitura no processo de criação. Ganhei o livro e aí já viu, a ansiedade foi de lê-lo logo e colocar mais um livro na lista “dos lidos” – que, vergonhosamente, não é nada extensa.

literar-modaarte01

Li o livro em um dia. Meu dia, da manhã até o fim da tarde – com direito a pausas, claro – foi de Moda, Indumentária e Arte. O livro é encantador, possui muitas imagens_até mesmo quando fala de modos de vestir da Idade Média, entre outros (e sempre traz um contraponto com as atualidades do período em que o livro foi publicado). O livro é em si a evidência das releituras no processo de criação de alguns estilistas e como essa dinâmica se dá (sem ser muito pragmática), fazendo sempre um jogo de observações e treinando seu olhar para os desfiles e tendências.

Nos mostra laçarotes e babados no estilo artístico Rococó, pinturas de realezas da época e depois nos fazem associações com Lacroix e Dior; nos mostra toda a relação entre Artes Plásticas e Moda mais abertamente a partir dos anos 20, roupas de Salvador Dali em conjunto com Elsa Shiaparelli; e ainda mais surpreende: gravuras de reclames de roupas no início do Séc XIX servindo de inspiração para grandes artistas em suas pinturas e poses de seus retratados. A troca acontecia e acontece em mão dupla, os dois, artista e designer de moda, trabalhavam e ainda trabalham lado a lado, um inspirando o outro.

literar-modaarte02

O livro é dividido por recorte temporal e que vai seguindo a partir de estilos artísticos e depois algumas tendências e mudanças muito marcantes como as referências da androginia, o “terno feminino” e outras modelagens ou acessórios. O texto tem uma linguagem fácil, ótimas referências nas imagens; o que te leva a querer buscar sobre e ainda descobrir que há roupas e acessórios de Moda em Museus de Arte Aplicada em algumas partes do mundo.  Para as meninas que, como eu, querem saber mais sobre Moda e até mesmo para aqueles que não são da Moda, mas desejam saber mais sobre Arte e Moda e suas relações criativas o livro é uma opção maravilhosa.

As reflexões mais aprofundadas sobre esse diálogo entre Arte e Roupa acabam ficando um pouco de lado, mas me ative ao nome do livro e nisso não posso negar que cumpre bastante seu papel: provando que uma faz, com absoluta certeza, parte da outra, servem de inspiração e deboche, crítica e homenagem para ambas.

literar-modaarte03

Não nego que abriu, ainda mais, meus olhos em relação às tendências e modas atuais, me fez olhar para trás e compreender melhor as influências dos estilistas atualmente, perceber as noções e conceitos que regem uma coleção – ou até mesmo a confusão que as vezes essas referências se tornam -, observar a fotografia, cinema, moda e figurino de outra forma, entender como um atingiu em cheio o outro e como estes mudaram a relação da Moda/homem/corpo/identidade. Me fez apurar ainda mais meu olhar, querer saber e refletir ainda mais sobre a “história das roupas” e sua História, me fez ser ainda mais apaixonada por Moda, Arte e perceber que ainda há muito mais para ver.

por Ingrid Abbade

.

literar-modaarte-capaMODA E ARTE
Releitura no Processo de Criação

Autora: Dinah Pezzolo
2013, 208 páginas, SENAC

Onde comprar?
Saraiva
Submarino
Livraria Cultura
FNAC
Estante Virtual (novos e usados)

.

.

assinatura-todos

Resenha escrita pela colunista convidada Ingrid Abbade, do blog Gosto de Canela

.

Comentários

comentário(s)