INÍCIO . RESENHAS . PERFIL . TOP 5 . +LITERAR
CRÔNICA DO DIA . AGENDA

Perfil: Murilo Rubião

Flores crescendo na barriga das pessoas, quartos sem portas ou janelas, um casal que tem filhos só de olhar um para o outro. Parece estranho? E é mesmo! Essas e outras histórias aparentemente sem sentido são o principal atrativo da literatura de Murilo Rubião.

literar-rubiao01

Rubião é um dos maiores nomes quando se fala em literatura fantástica no Brasil. Em seus contos, o escritor explora tudo aquilo que foge do que a mente considera como “normal”. Todos os escritos de Murilo Rubião surpreendem pelo surrealismo e pela capacidade de encontrar caminhos narrativos onde a maioria das pessoas jamais ousaria passar.

Nascido em 1916 no interior de Minas, o escritor se formou em Direito na capital Belo Horizonte. Escrever era seu ponto forte, e Murilo logo foi contratado como redator do jornal Folha de Minas. Homem de muitas faces, Rubião teve também um viés político, tendo chegado ao cargo de chefe de gabinete de Juscelino Kubitschek, enquanto esse era governador de Minas Gerais! Foi conciliando política e literatura que se firmou como um dos maiores escritores brasileiros de sua época. O reconhecimento veio em 1974, com o livro de contos “O Pirotécnico Zacarias“, uma reedição de alguns de seus textos.

literar-rubiao03

Murilo Rubião é considerado o pai da literatura fantástica nacional. Se antes dele algo foi produzido nesse campo, os contos do escritor são a tal ponto enigmáticos que é como se somente a partir dali o termo “extraordinário” realmente ganhasse sentido. Alguns jornalistas comparam a capacidade de Rubião de contar uma histórica irreal como se fosse a coisa mais normal do mundo à do austríaco Franz Kafka (leia mais sobre Kafka aqui). A comparação é inegável, e qualquer um que já tenha lido A Metamorfose concordará que, de fato, há um quê de kafka nas linhas de Rubião.

Se falar em literatura surrealista parece indicar escritos complicados e palavras confusas, Rubião quebra totalmente esse conceito. Seus contos têm linguagem simples, e é essa parte de sua excelência: criar o sobrenatural a partir do ordinário. Transformar o dia-a-dia em grandes ilusões de ótica e cenários inacreditáveis

A produção de Rubião não foi das mais extensas: ao todo, são 33 contos, reunidos principalmente nos livros “O Pirotécnico Zacarias“, “A Casa do Girassol Vermelho” e “O Homem do Boné Cinzento“. Em 2005 foi lançado pela Cia das Letras o “Contos Reunidos“, que abarca toda a produção literária de Rubião.

literar-rubiao02

Murilo Rubião é um desses escritores que todos deveriam conhecer. A primeira vez que li um de seus contos tive um choque tão grande que não conseguia acreditar como até aquele momento eu nunca tinha ouvido falar em seu nome! Rapidamente se tornou um dos meus escritores favoritos – e tenho o maior orgulho em dizer que sou mineiro como ele.

Se você nunca leu nenhum de seus contos, pare tudo o que está fazendo e leia o conto O Pirotécnico Zacarias, clicando aqui. E depois conta pra gente o que achou!

.

assinatura-luiz

.

Comentários

comentário(s)