INÍCIO . RESENHAS . PERFIL . TOP 5 . +LITERAR
CRÔNICA DO DIA . AGENDA

Informações

Este artigo foi escrito no dia 05 jun 2013, e pertence à categoria +Literar.

Tags

, , , , , ,

+Literar: Museu Dante Alighieri #SemanaItaliana

Confira todos os artigos do nosso Especial #SemanaItaliana clicando aqui.

O inferno astral de Dante – O passado incerto do maior escrito italiano

Que Florença exala cultura não há dúvidas! A cidade medieval italiana guarda trabalhos de vários artistas como Michelangelo, Botticelli, Ticiano, e ainda uma arquitetura admirável. Entre as construções florentinas, uma casa do século XIII merece destaque. Nela nasceu, sob o signo de gêmeos, o grande escritor Dante Alighieri.

Dante é autor de Divina Comédia, obra que ajudou na construção do imaginário do Inferno, Purgatório e Paraíso, como conhecemos hoje, além de trazer uma riqueza linguística e filosófica. O poema é considerado o maior do Ocidente e fez Dante ser pontuado como um dos responsáveis pela padronização da língua italiana. Com o sucesso do livro, o dialeto falado em Florença se tornou a língua oficial na Itália.

dante02

O antigo lar da família Alighieri passou por uma reforma, em 1911, e hoje abriga um museu. O local mistura a vida do escritor e acontecimentos históricos da época, como a Batalha de Campaldino. A exposição fixa é bastante didática, com vários painéis explicativos sobre a “Divina Comédia”, os personagens, o escritor e o tempo. Há cópias de documentos sobre o poeta, réplicas de roupas, móveis e outros aspectos da vida cotidiana da Firenze medieval, como armas, moedas e cerâmicas da época.

Há certa dúvida se de fato o museu está no local de nascimento do grande escritor. Depois da morte de Dante, seu irmão Francesco vendeu parte do terreno para outras pessoas e, mais tarde, o restante. Os novos proprietários readaptaram o casarão, construindo armazéns e lojas, porém sempre se comentou que aquele era o lugar de nascença de Dante. A data em ele veio ao mundo também é uma indecisão, porém, como o escritor deixou registrado que era geminiano, acredita-se que ele nasceu no princípio de junho.

dante01

Há quem diga que o lugar tem muito pouco sobre Dante, mas é um passeio imperdivel para aqueles que querem voltar no tempo e se sentir como os povos da Idade Média viveram.

Atualmente, o Museu Casa di Dante incorpora algumas edificações medievais, como uma das duas torres da família Giuochi, vizinhos dos Alighieri. Está localizado na Via S. Margherita, nº 1, ao lado da Torre dela Castagna e o que resta da igreja de San Martino al Bispo. O valor para visitar o museu é de € 4, aproximadamente R$11,20, na taxa atual.

Apesar das incertezas, visitar a Casa di Dante é mais do que viajar pela história de um dos maiores sucessos literários e pela poesia do escritor italiano, mas também voltar a uma era que foi dos céus ao inferno.

 .

saiba-mais

Curiosidade:

O grande amor da vida de Dante foi Beatrice Portinari, com quem só se encontrou duas vezes. O primeiro encontro aconteceu em uma festa, quando tinham aproximadamente 8, 9 anos de idade. Depois, se viram novamente, quando jovens, na rua. Cumprimentaram-se e pronto! Porém a beleza de Bice o encantou tanto que ele viveu apaixonado por aquela figura, mesmo que os dois tenham se casado com pessoas diferentes. Ele escreveu a coleção de poemas La Vita Nuova e personagens inspirados nela. Beatrice faleceu aos 24 anos de idade e seu corpo está sepultado na igreja Santa Margherita de ‘Cerchi, mesmo local onde Dante se casou com Gemma Donati, em 1295.

.

assinatura-fred

.

Comentários

comentário(s)