INÍCIO . RESENHAS . PERFIL . TOP 5 . +LITERAR
CRÔNICA DO DIA . AGENDA

Informações

Este artigo foi escrito no dia 29 mai 2013, e pertence à categoria Agenda.

Tags

, , , , , , , ,

Agenda: Nem sem amor nem sem amigos

É inegável que Caio Fernando Abreu se tornou mais popular e constante depois que diversas frases foram atribuídas a ele nas mídias sociais. Porém, a obra do escritor gaúcho, que é repleta de sentimento, conflitos, melancolia, amores e verdades, sempre foi contemporânea.

Caio tinha uma forma única de expressar sua sensibilidade e narrar suas histórias. No ano que completaria 60 anos de idade, a amiga Nara Keiserman foi convidada para homenagear o autor que morreu de complicações do HIV, com 48 anos de idade, em 1996. Este tributo foi trabalhado e se transformou na peça No se puede vivir sin amor, que estréia esse final de semana em Belo Horizonte.

A maneira como a obra de Abreu é recebida se encaixa perfeitamente para os roteiros de peças teatrais. Os diálogos cheios de significados, as referências culturais, como filmes e músicas, a forma simples e ainda assim complexa. Caio Fernando Abreu que sempre exibiu sua vida de forma tão linda e clara nas páginas dos livros, recebeu como homenagem da amiga Nara uma exposição mais íntima. A atriz e diretora aderiu aos contos de Abreu cartas pessoais trocadas com o amigo, trazendo um tom particular à peça.

nara-caio-01

nara-caio-02

Nara convida o espectador a entender a obra de Caio Fernando de forma diferente, mais aberta, fugindo da leitura mental das páginas dos livros e externando a entonação afetiva.

A peça No se puede vivir… foi concebida seguindo dois conceitos teatrais: a literatura não-dramática, fazendo com que o ator narre e dialogue com o público ao mesmo tempo; e a exploração da linguagem de texto e movimento, como canais diferenciados na comunicação com o público.

Sei decorados (de coração) os textos do Caio que mais gosto e o modo como vou falar, os movimentos que vou fazer, os momentos em que vou cantar melodias que homenageiam Oxum, a rainha das águas doces, são resultado deste aqui-agora e, pela minha fé, acredito que o que vamos partilhar neste evento teatral corresponde ao que nós todos, juntos, estamos precisando viver agora”, afirma Nara que usa da improvisação em alguns momentos da peça.

Caio Fernando é o tipo de escritor que sempre merece ser lembrado e perpetuado de todas as formas possíveis e não deixará de ser atemporal. Afinal, quando os seres humanos vão deixar de ter sentimentos?

O espetáculo estará em cartaz no Espaço Aberto Pierrot Lunar, na Rua Ipiranga, 137, bairro Floresta, nos dias 31 de maio e 1º de junho, às 21h. O valor dos ingressos é R$20 (inteira), e eles podem ser adquiridos uma hora antes do espetáculo, no local. A classificação é de 16 anos.

NO SE PUEDE VIVIR SIN AMOR
Espaço Aberto Pierrot Lunar
Rua Ipiranga, 137 – Floresta – BH/MG
31/05 e 01/06/2013 – 21h
Valor dos ingressos: R$20 (inteira)

.

assinatura-fred

.

Comentários

comentário(s)