INÍCIO . RESENHAS . PERFIL . TOP 5 . +LITERAR
CRÔNICA DO DIA . AGENDA

Informações

Este artigo foi escrito no dia 26 jun 2014, e pertence à categoria +Literar.

Tags

, , , , ,

O bom filho merece à casa voltar

Capital mineira ganha centro em tributo ao escritor Fernando Sabino

No ano que completa uma década de morte, Fernando Sabino ganhou um novo lar na sua terra-natal, Belo Horizonte. O zoológico municipal inaugurou no dia 24 de junho um espaço que abriga o projeto que comemora os 90 anos do autor e promete reunir exposições, programas socioeducativos e ações relacionadas à literatura.

image (3)

Bem perto do recinto dos hipopótamos, a instalação amplia a opção do público que busca centros culturais e traz também a ideia da utilização de áreas verdes com outras atividades, além, claro, de brindar um dos maiores escritores brasileiros.

O casarão que abrigou um restaurante até 2001, acolhe agora o Instituto Fernando Sabino com 145,34 metros quadrados. Um dos pontos altos de toda reforma que a casa recebeu fica por conta do jardim que agora é enfeitado com 40 tipos diferentes de flores.

image (1)

Fernando Tavares Sabino nasceu em 1923 e teve seu primeiro livro publicado quando tinha 18 anos com contos que vinha escrevendo desde os 14. A partir daí não parou mais! O grande reconhecimento como escritor veio em 1956 com a obra O Encontro Marcado, grande sucesso de crítica e público.

Admirável escritor, Sabino era formado em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e trabalhou como jornalista desde a juventude em BH e contribuiu com diversas publicações com crônicas e contos. Recebeu várias condecorações pelo seu trabalho, incluindo o Prêmio Jabuti pela obra O grande mentecapto (1979) e o Prêmio Machado de Assis da Academia Brasileira de Letras pelo conjunto de sua obra literária.

Não poderia existir melhor local para prestar uma homenagem a Sabino do que um lugar que encanta tanto à garotada, já que o escritor nasceu no dia das crianças e  “morreu menino”, como ele mesmo pediu que constasse em sua lápide.

A Fundação Zoo-Botânica de Belo Horizonte está em uma das regiões mais bonitas da capital mineira, a Pampulha, situada na Avenida Otacílio Negrão de Lima, 8000.

assinatura-fred

Comentários

comentário(s)