INÍCIO . RESENHAS . PERFIL . TOP 5 . +LITERAR
CRÔNICA DO DIA . AGENDA

Informações

Este artigo foi escrito no dia 04 ago 2015, e pertence à categoria Resenhas.

Tags

, , , , , , ,

Resenha: O Círculo [Dave Eggers]

spoiler1

Muita coisa mudou desde a primeira vez que eu coloquei as mãos em um computador. Quando eu tinha 8 anos, uma tia comprou um desktop topo de linha para aquele longínquo ano de 1997. Eram tantas maravilhas que a gente nem sabia por onde começar: passar horas desenhando no Paint ou usar aqueles disquetes para jogar Carmem Sandiego no DOS? Eram dúvidas crueis para tão poucos anos de vida.

Bobagem pouca tentar explicar como tudo mudou nesses últimos 17 anos. Hoje eu escrevo esse texto em um iPad de tela sensível ao toque, sem precisar de muito mais que uma fonte de energia e uma conexão de internet para acessar o mundo inteiro. Se por um lado o crescimento da tecnologia é incrível, por outro me deixa assustado. Quantas horas eu gastei no último ano arualizando meu perfil no Facebook? Quantas coisas eu deixei de ver porque estava muito ocupado tratando aquela foto inmpressionante para colocar no Instagram? Não é mentira: os rumos das redes sociais (e do mundo regido por todas essas regras digitais) me deixa num limbo de fascínio e espanto.

literar-circulo03

Prova que eu não estou sozinho é O Círculo, romance de Dave Eggers lançado por aqui pela Companhia das Letras que mostra um futuro muitíssimo próximo onde a internet (e as tecnologias como um todo) têm muito mais poder do que a gente consegue imaginar. Mae é uma jovem de 24 anos que consegue um emprego no Círculo, uma gigante da tecnologia que veio para substituir nomes como Google, Facebook e Apple. A empresa é o must-have da estação, e seu quartel central parece um paraíso para todos. Mais que isso: seus produtos e serviços são extremamente populares, chegando a um ponto de mais de 90% da população norte-americana ter uma conta em sua rede social.

literar-circulo02

Mae entra n’O Círculo para trabalhar na seção de Experiência do Cliente, respondendo dúvidas de pequenos comerciantes que usam os serviços da empresa para alavancar seus negócios. Em pouco tempo, sua importância cresce, e ela se vê envolvida com novidades de ponta – e uma consequência inevitável nesse mundo hiper vigiado: a perda de sua privacidade. Pois é exatamente isso que o Círculo parece desejar, um mundo onde tudo está transparente, onde todo mundo pode saber de tudo o tempo todo, em qualquer lugar.

Parece perfeito, né? Ou pareceria, se não fosse o seguinte detalhe: ninguém quer ser vigiado 24h por dia. Ao longo das páginas do romance de Dave Eggers, uma coisa se tornou muito clara para mim. Eu preciso usar menos o Facebook. Ver a loucura de Mae e dos fanáticos pelas tecnologias do Círculo me fez perceber que, se a gente não prestar muita atenção, uma nova sociedade ditatorial velada pode surgir, muito pior do que a gente imagina.

literar-circulo01

(participação especial nas fotos: Mao, o gato maravilhoso da Bruna Miranda <3)

O Círculo é uma crítica incrível sobre os caminhos e decisões que temos feito nos últimos anos. O meu eu de oito anos ficaria assustadíssimo de ver onde chegamos com compartilhamentos e curtidas em tão pouco tempo, e tenho medo de imaginar como tudo isso será nos próximos 17 anos. Talvez a gente esteja entendendo tudo errado – e os “patrulheiros de Facebook” já começaram a surgir para provar o perigo de se expor tão intensamente. É, talvez seja melhor voltar às tela de tubo e jogos em disquete. Ou não.

.

literar-nudebotas-capaO Círculo

Autor: Dave Eggers
2013, 144 páginas, Cia das Letras

Onde comprar?
– Saraiva 
– Amazon Brasil
Livraria Cultura
- Livraria da Folha
– Estante Virtual (novos e usados)
.

.

assinatura-luiz

Um exemplar do livro “O Círculo” foi enviado como cortesia para a Literar pela Companhia das Letras.

.

Comentários

comentário(s)