INÍCIO . RESENHAS . PERFIL . TOP 5 . +LITERAR
CRÔNICA DO DIA . AGENDA

Resenha: Ódio, Amizade, Namoro, Amor, Casamento [Alice Munro]

spoiler1

O anúncio do escritor premiado com o Nobel de Literatura sempre gera burburinho. Em 2013 não foi diferente: o título foi dado a Alice Munro, canadense especializada na produção de contos, com enfoque na figura feminina. Quando é um caso como o de Alice, a agitação aqui no Brasil costuma durar um pouquinho mais. A gente explica: até o anúncio do Nobel, pouquíssimas obras da contista haviam sido publicadas em português (como aconteceu também com Orhan Pamuk em 2006 e Herta Müller em 2009, só para citar alguns dos mais recentes). Desde o anúncio, as editoras (felizmente!) se empenham em publicar por aqui os livros de Munro: foi lançado no final de 2013 Ódio, Amizade, Namoro, Amor, Casamento e estão agendados para 2014 outros três títulos (todos esses publicados pela Globo Livros).

literar-munrooanac01

Outra coisa chama a atenção no anúncio de Alice Munro: essa foi a primeira vez que um escritor exclusivamente de contos ganha o Nobel. Porque Alice?, vocês podem se perguntar, e a resposta não poderia ser mais simples: porque suas narrativas são geniais. Nada de cenários mirabolantes ou personagens com grandes epifanias. Pelo contrário: Alice foca no dia-a-dia, e mostra o poder do cotidiano na vida das pessoas – principalmente, na vida das mulheres.

Os contos de Ódio, Amizade, Namoro, Amor, Casamento são bastante heterogêneos quanto à temática mas trazem em comum alguns aspectos muito importantes (além dos que já citamos!): as relações sociais que desenvolvemos ao longo da vida, a importância do auto-conhecimento e, não menos importante, o poder das mulheres, manifestado de diversas formas.

literar-munrooanac02

Ao todo, são nove contos, entre narrativas em primeira e terceira pessoa, que nos levam a sensações incríveis. Para mim, ler Alice Munro foi me ver deparado com a fragilidade da vida e a brevidade de tudo que nos cerca, uma certa sensação de nostalgia antecipada de uma velhice que eu ainda não tive. Parece estranho dito assim, mas é esse o poder da prosa de Munro: explorar os sentimentos que você nem sabia que tinha – dos clássicos amor e ódio aos incomuns e inomináveis.

Das histórias desse livro, me tocaram especialmente Conforto, Queenie e O Urso Atravessou a Montanha. E quando digo “me tocaram” o que quero dizer é: em determinados momentos durante a leitura desses contos, tive que parar e tomar um ar, de tão grande a carga emocional – de um jeito bom, acreditem!

Que venha mais Alice Munro em 2014!

.

saiba-mais

- Alice Munro nasceu em 1931 e já recebeu, além do Nobel em 2013, o Man Booker Prize de 2009. Dela, a Globo Livros lança em 2014 os livros Selected Stories (1996), Runaway (2004) e The View of Castle Rock (2006). Ainda não há títulos oficiais em português nem datas definidas de lançamento.

- O Urso Atravessou a Montanha, conto que fecha Ódio, Amizade, Namoro, Amor, Casamento, foi adaptado para o cinema em 2006 por Sarah Polley. Intitulado de Longe Dela (Away From Her), o filme foi indicado a dois Oscars – de melhor atriz coadjuvante (Julie Christie) e melhor roteiro adaptado. Veja o trailer:

.

literar-munrooanac-capaÓDIO, AMIZADE, NAMORO, AMOR, CASAMENTO

Autora: Alice Munro / T. original: Hateship, Friendship, Courtship, Loveship, Marriage
2003/2013, 360 páginas, Globo Livros

Onde comprar?
Saraiva
Submarino
Estante Virtual (novos e usados)
Amazon (em inglês)
Book Depository (em inglês)

.

assinatura-luiz

Um exemplar do livro “Ódio, Amizade, Namoro, Amor, Casamento” foi enviado como cortesia para a Literar pela Globo Livros.

.

Comentários

comentário(s)