INÍCIO . RESENHAS . PERFIL . TOP 5 . +LITERAR
CRÔNICA DO DIA . AGENDA

Informações

Este artigo foi escrito no dia 16 out 2013, e pertence à categoria Resenhas.

Tags

, , , , , , , ,

Resenha: O Palácio de Inverno [John Boyne]

Resenha escrita pela colunista convidada Daniela Leite, do blog Duas Amigas, Uma Estante, que aceitou nosso convite para contar um pouco mais sobre um dos últimos livros que leu.

spoiler1

Sabe aquele livro que te faz entrar na história de tal forma que é quase impossível parar a leitura? Pois é, foi o que aconteceu comigo quando comecei a ler O Palácio de Inverno. John Boyne já deu as caras aqui na Literar quando falamos de O Pacifista, e hoje a gente fala um pouco mais de outra obra do cara que tem feito sucesso por aí.

literar-palacio02

A trama é narrada pelo jovem Geórgui Jachmenev, em dois momentos diferentes. No primeiro deles (passado em 1915), um Geórgui adolescente é nomeado guarda costas do igualmente jovem Alexei Romanov, filho do Czar da Rússia. Sua nomeação ocorre após um fato heróico: o garoto salva a vida do grão-duque Nicolau Nicolaievitch. O segundo momento data de 1981, quando Geórgui – já agora um senhor de idade -, está casado com Zoya e vivendo na Inglaterra.

O livro relata a vida da família real russa, retratando os contrastes do luxo exagerado dos Romanov e a situação de miséria em que vivia a população no período pré-revolução. Além da revolução Bolchevique, John Boyne relata outros momentos históricos como a 2° Guerra Mundial e a Guerra Fria.

literar-palacio01

Fora o contexto histórico – que, por sinal, é muito bem colocado na história (assim como em O Pacifista e O Menino do Pijama Listrado -, o romance é inspirador. O amor que o jovem Geórgui dedica a Anastácia (sim! a famosa Anastácia é uma personagem de grande destaque em O Palácio de Inverno) e a relação do velho Geórgui com Zoya são puros e sinceros.

Durante a leitura, há um fato que chama a atenção (e até intriga um pouco): a devoção exagerada de Geórgui com os Romanov, chegando ao ponto de se esquecer da própria família. Mesmo vendo a riqueza em que os nobres viviam e as difíceis condições em sua própria casa, o personagem mantêm sua atração pelos representantes da realeza.

O Palácio de Inverno é um romance maravilhoso, e vale a pena mergulhar nessa história!

.

literar-palacio-capaO PALÁCIO DE INVERNO

Autor: John Boyne
Título original: The House of Special Purpose
2010, 456 páginas, Companhia das Letras

Onde comprar?
Saraiva
Submarino
Estante Virtual (novos e usados)
Amazon (em inglês)
Book Depository (em inglês)

.

por Daniela Leite

.

assinatura-todos

*texto da colunista convidada Daniela Leite

Comentários

comentário(s)