INÍCIO . RESENHAS . PERFIL . TOP 5 . +LITERAR
CRÔNICA DO DIA . AGENDA

Informações

Este artigo foi escrito no dia 14 mai 2013, e pertence à categoria Resenhas.

Tags

, , , , , , , , , , ,

Resenha: A Parisiense [Ines de la Fressange]

spoiler1

Toda mulher sonha com o guarda-roupa perfeito. Aquele em que, ao abrir, encontramos peças que combinam sem esforço, em cada ocasião. Em  A Parisiense – O guia de estilo de Ines de la Fressange, o leitor descobre que isso não é impossível. Escrito com muito bom humor, em colaboração com a jornalista de moda da Elle, Sophie Gachet, o livro tornou-se um importante conselheiro e aquele guia que toda mulher deve ter por perto. Nele você encontra pequenas dicas preciosas, além das fontes preferidas da autora para verdadeiros achados de roupas, decoração e beleza – disponíveis em Paris e on line. Cada página é acompanhada por fotografias de moda, nas quais sua filha é a modelo, e por desenhos assinados pela própria Ines.

resenha-parisiense01

Mas, quem é essa mulher que se atreve a dizer que a moda não está nas revistas e sim no seu próprio estilo com um toque de tendência? Ela já foi modelo – dividia a cena com Herry Halt e Pat Cleveland – design de moda e perfumes, consultora de it-brands, como Jean Paul Gaultier, e colaboradora da ELLE francesa. Foi embaixadora da Chanel na década de 1980 e comanda a revitalizada Maison Roger Vivier. Sim, ela pode lhe dizer o que vestir! Na verdade, ela faz isso há muito tempo, sem nem você saber que tinha um dedo dela por trás…

Ela tem estilo até para criticar. No capítulo “A beleza em Paris”, por exemplo, ela derrama seus conselhos de forma bem direta: “nunca use cor-de-rosa nos lábios”, “Sombra azul é uma opção equivocada”, “mais vale passar uma hora dormindo ou fazendo amor do que ir a um dermatologista aplicar botox”. Percebemos que “os pecados fashions” são comuns até demais.

resenha-parisiense02

A capa dura e a diagramação são um toque a parte. Mais elegante impossível… Páginas com gramaturas maiores dão uma firmeza ao ler, e as 350 fotos e ilustrações fazem com que o livro seja descontraído e explicativo. A tradução, de Adalgisa Campo da Silva, é impecável.

A leitura é despretensiosa e muito prazerosa. A autora opta sempre pela simplicidade, com a máxima “menos é mais”. No fim, você encontra um guia de Paris, com dicas desde os lugares mais frequentados pelas parisienses – incluindo livrarias! – com indicações das roupas que não deve vestir (Quem quer ir de vermelho a um café onde os bancos são vermelhos?), até tesouros escondidos, como o Toilettes de la Madeleine, um banheiro antigo e lindamente decorado, subterrâneo, em plena Place de La Concorde!

Um guia de sobrevivência no cruel mundo da moda, com conselhos preciosos, principalmente sobre como achar seu próprio estilo. É um livro para ter sempre por perto, para consultar quando bater desesperos do tipo “mas eu não tenho roupa!”, 5 minutos antes do cinema começar….

resenha-parisiense-capaA PARISIENSE

Autor: Ines de la Fressange
Título original: La Parisienne
2011, 240 páginas, Editora Intrínseca

Onde comprar?
Saraiva
Submarino
Estante Virtual (novos e usados)
Amazon (em inglês)
Book Depository (em francês)

.

assinatura-anne

.

Comentários

comentário(s)