INÍCIO . RESENHAS . PERFIL . TOP 5 . +LITERAR
CRÔNICA DO DIA . AGENDA

Informações

Este artigo foi escrito no dia 22 out 2013, e pertence à categoria Resenhas.

Tags

, , , , , , ,

Resenha: Pequena Abelha [Chris Cleave]

Resenha escrita pelo colunista convidado Dener Briglia. Dener é de Boa Vista e estuda arquitetura. Apaixonado por livros, fala sobre suas novas (e antigas) leituras no vlog Vício Meu.

spoiler1

literar-pequenaabelha03

“Não queremos lhe contar o que acontece nesse livro. É realmente uma história especial, e não queremos estragá-la. Ainda assim, você precisa saber algo para se interessar, por isso vamos dizer apenas o seguinte: Esta é a história de duas mulheres cujas vidas se chocam num dia fatídico. Então, uma delas precisa tomar uma decisão terrível, daquelas que, esperamos, você nunca tenha de enfrentar. Dois anos mais tarde, elas se reencontram. E tudo começa… Depois de ler este livro, você vai querer comentá-lo com seus amigos. Quando o fizer, por favor, não os diga o que acontece. O encanto está sobretudo na maneira como essa narrativa se desenrola”

Essa é toda a informação que obtemos sobre o livro Pequena Abelha e é tudo que precisamos saber para ele agarrar-se a nós logo primeiro contato. E o mais surpreendente: ele continua agarrado! Ele se prende em nossas mãos quando o abrimos, invade nossa mente e conta-nos uma história surpreendente e emocionante, fazendo-nos encarar sua complexidade de perto e sentir na pele os sentimentos das personagens. Somos sugados para dentro de sua história de tal maneira que o livro se transforma em um único e longo filme, fazendo-nos desprezar a contagem das páginas e esquecer que estamos sentados em nosso quarto, no banco da praça ou no assento do ônibus até sermos surpreendidos pelo fim.

Apesar do titulo e da capa juvenis, o livro não deve ser lido por mentes infantis. Ele nos apresenta uma realidade – que jamais sabíamos existir – de forma clara e sem censuras, que pesa sobre nossos ombros e nos faz ficar cada vez mais escandalizados com os extremos a que chega a natureza humana.

Some-se isso a uma narrativa poética, escrita de forma tão bela que sentimos como se a história tivesse sido contada pelo soprar de uma brisa que, ao mesmo tempo que acaricia de forma calma e tranquila, traz consigo as impurezas que entram nos olhos e nos fazem sentir aquilo que se faz oculto.

literar-pequenaabelha02

Li Pequena Abelha no mesmo período em que o Brasil inteiro acompanhou a terrível tragédia que ocorreu em Santa Maria. Sou gaúcho, amo minhas raízes e, mesmo não tendo conhecido diretamente nenhum dos envolvidos na tragédia, essa notícia mexeu muito comigo. Somando isso à história desse livro posso dizer que sinto dentro de mim um peso que não pensei ser possível.

 O livro é maravilhoso e em algumas passagens fez-me lembrar o discurso da autora africana Chimamanda Ngozie Adichie, que fala sobre os perigos da história única que claramente pode ser encaixado dentro do contexto desse livro. Já assisti inúmeras vezes e recomendo a todos:

por Dener Briglia

.

literar-pequenaabelha-capaPEQUENA ABELHA

Autor: Chris Cleave
Título original: Little Bee
2010, 272 páginas, Editora Intrínseca

Onde comprar?
Saraiva
Livraria Cultura
Estante Virtual (novos e usados)
Amazon (em inglês)
Book Depository (em inglês)

.

assinatura-todos

Resenha escrita pelo colunista convidado Dener Briglia, do vlog Vício Meu.

.

Comentários

comentário(s)