INÍCIO . RESENHAS . PERFIL . TOP 5 . +LITERAR
CRÔNICA DO DIA . AGENDA

Informações

Este artigo foi escrito no dia 05 ago 2015, e pertence à categoria Resenhas.

Tags

, , , , , ,

Resenha: Obras Completas [José Saramago]

spoiler1

Palavras novas surgem no nosso vocabulário todos os dias, certo? Quando fiz o primeiro módulo do curso de escrita da Go, Writers, uma das coisas mais legais que aprendi foi o significado de alumbramento. Parece óbvio se você parar pra pensar na origem da palavra, mas esse é um daqueles vocábulos que, na correria do dia a dia, acabam esquecidos debaixo de uma pilha de papeis qualquer ou enfiados no fundo de uma gaveta gigante com um post-it “ver depois”. Alumbramento é, no sentido literal da coisa, aquele momento em que se faz luz. Ou melhor: o instante em que você descobre algo que não tinha pensado antes, e que vai mudar toda a sua vida dali pra frente. No curso, me perguntaram qual foi meu maior alumbramento. Não tive dúvidas na resposta: a primeira vez que li Ensaio Sobre a Cegueira.

Pensando hoje, meu alumbramento era mais fundo que isso. Meu alumbramento era conhecer José Saramago. Na época eu tinha meus 17 anos e já havia lido (e amado) As Intermitências da Morte, mas foi com Ensaio Sobre a Cegueira que senti que eu e Saramago viramos melhores amigos. Na escrita do português eu descobri um mundo novo que estava na frente dos meus olhos o tempo todo e eu não havia enxergado de verdade. Juro que não é exagero dizer que grande parte de quem eu sou e do que penso hoje foi devido às páginas e páginas que li daquele dia em diante.

literar-saramagocompleto03

Minha estante foi ficando empilhada com os livros de Saramago. Em seguida li O Homem Duplicado, depois A Caverna (<3), Ensaio Sobre a Lucidez, e não parei mais. Se ainda não te convenci, é só dar uma olhada nas várias resenhas que fiz sobre o escritor aqui na Literar ao longo desses últimos dois anos (e adianto: tem outras vindo por aí). Mas sentia que ainda faltava algo nas minhas prateleiras, e a Companhia das Letras veio há alguns meses apresentar aquilo que eu nem sabia que queria, mas que já tem lugar reservado na minha casa: a obra completa de José Saramago em edições especiais.

literar-saramagocompleto01a

Os dois primeiros volumes já foram publicados, e estão à venda com exclusividade na Livraria Cultura. No livro I temos reunidos os títulos Memorial do Convento, Levantado do Chão, Manual de Pintura e Caligrafia, O Ano de 1993 e Pequenas Memórias. O volume II, por sua vez, traz Ensaio Sobre a Cegueira, Ensaio Sobre a Lucidez, Que Farei com Este Livro, In Nomine Dei e Don Giovanni. Ao todo serão 6 volumes, compreendendo toda a obra do escritor. As capas são ainda revestidas com tecido importado, cada uma em uma cor, e trazem um grafismo lindíssimo com as iniciais de José Saramago.

literar-saramagocompleto02

Meu alumbramento ganhou casa nova, e me deixou ainda mais feliz por ver uma obra tão incrível ganhar o tratamento que merece. O espaço na minha estante já está liberado, agora só falta aguardar os próximos lançamentos e completar minha coleção de momentos memoráveis.

A venda é exclusiva na Livraria Cultura, tanto nas lojas físicas quanto pela internet. Pelo links abaixo você acessa os produtos.

.

literar-nudebotas-capa
Obras Completas – Vol. I e II

Autor: José Saramago
2014, Cia das Letras

Onde comprar?
– Saraiva: vol I / vol II

.

.

assinatura-luiz

.

Comentários

comentário(s)