INÍCIO . RESENHAS . PERFIL . TOP 5 . +LITERAR
CRÔNICA DO DIA . AGENDA

Informações

Este artigo foi escrito no dia 13 ago 2014, e pertence à categoria Resenhas.

Tags

, , , , , , , , ,

Resenha: Storynhas [Rita Lee e Laerte]

spoiler1

Algumas duplas ficam perfeitas juntas. Na cozinha, tomate e manjericão. Para a bossa nova, Tom e Elis. Se a demanda for por ironia, a receita também existe: um punhado de Rita Lee com desenhos de Laerte a gosto. Qualquer pessoa que conheça meia dúzia de fatos sobre a ruiva mais porraloca da música brasileira sabe que Rita Lee é rainha do escracho. Até por isso, a cantora descobriu no Twitter um parceiro perfeito, onde todas as putarias e xingamentos que passam pela sua cabeça ficam ao alcance dos dedos do Brasil 24h por dia.

literar-storynhas02

Se você é media-freak como eu, deve ter acompanhado o buzz em torno da conta da Rita Lee no Twitter há 3 ou 4 anos. Com uma declaração polêmica atrás da outra – e muuuito tweets por dia -, a cantora irritou muita gente (e se irritou também, já que ela chegou a cancelar temporariamente a conta). Águas passadas, a questão é: o twitter da Rita Lee sempre foi SENSACIONAL (em caixa alta mesmo, bem estilo Xuxa). Achei incrível ser “amigo” da Rita, aquela mesma pessoa dona da voz por trás de algumas das minhas músicas favoritas, compartilhando em tempo real suas esquizofrenias.

Quando soube que os tweets da @litaree_real iriam virar livro, sabia que viria coisa boa. Vendo que ele seria ilustrado pelo Larte então, nada poderia ser melhor. Com duas das figuras brasileiras mais emblemáticas e questionadoras da atualidade, a receita não poderia desandar. E, de fato, o livro é tão único quando as duas figuras que lhe deram origem. A começar pela classificação: é romance, conto, crônica, biografia ou história em quadrinho? Nenhum, e todos. A ideia é tão boa que o nome dos dois devia virar uma categoria nova – esse livro é um clássico laerte/rita.

literar-storynhas03

Como sempre nas suas produções, o traço de Laerte é impecável – e traduz visualmente de forma super criativa os textos nada convencionais de Rita. Aliás, essa é uma das coisas que mais gostei nas ilustrações: as representações não são completamente literais, mas sim uma leitura do texto.

Se você me pergutar, eu diria que todo fã de Rita Lee deveria ler. Ou todo fã do Laerte. Ou todo mundo que curte uma boa dose de ironia. Ou todo mundo que precisa aprender a entender ironia. Ou todo mundo que gosta de uma sacanagem. Bom: (quase) todo mundo.

literar-storynhas01

Ah, e se você não segue a Rita Lee no twitter, NÃO PERCA MAIS TEMPO. É sério, você vai se divertir bastante (e ainda que a Rita não tenha usado o site recentemente, seus históricos estão cheios de boas histórias). E se você não conhece o Laerte, eu só posso dizer que você não sabe o que está perdendo (e também que você provavelmente já viu alguma tirinha dele nessas interwebs mas não se lembra).

.

literar-storynhas-capaSTORYNHAS

Autora: Rita Lee
Ilustrações: Laerte
2013, 96 páginas
Cia das Letras

Onde comprar?
– Saraiva 
– Submarino
Livraria da Folha
– Livraria Cultura
– Estante Virtual

.

assinatura-luiz

Um exemplar do livro “Storynhas” foi enviado como cortesia para a Literar pela Cia das Letras.

.

Comentários

comentário(s)