INÍCIO . RESENHAS . PERFIL . TOP 5 . +LITERAR
CRÔNICA DO DIA . AGENDA

Informações

Este artigo foi escrito no dia 26 nov 2013, e pertence à categoria Resenhas.

Tags

, , , , , , ,

Resenha: O Substituto [David Nicholls]

spoiler1

Todos já leram – ou ao menos ouviram falar – do grande sucesso do autor David Nicholls: Um Dia. Após ser adaptado ao cinema, virou febre, e assim como a grande maioria, me apaixonei com o livro, os personagens, a narrativa e as sutilezas de encontros e desencontros na história. Inspirada nesse sentimento pós-leitura, me aventurei em ler Resposta Certa. A decepção foi gigantesca, principalmente quanto ao final aberto demais…

Mesmo assim, decidi ler o último livro do escritor lançado por aqui, que na verdade é sua segunda obra. Trata-se de “O Substituto”. A história gira em torno de Stephen C. McQueen – com “ph”, não o famoso, com “v”. Ele é ator, mas sua carreira artística diz respeito a várias participações como figurante e está sempre à espera da Grande Chance de sua vida. Só o que ele conseguiu conquistar foi viver em um pequeno estúdio em Londres, ser divorciado e ter uma filha decepcionada.

Atualmente ele faz o papel de substituto de Josh Harper em uma peça. Harper é o queridinho de todos que vem conquistando o mundo, inclusive o 12º lugar de Homem mais Sexy do Mundo, e tem tudo o que Stephen gostaria de ter. Para completar, Stephen se apaixona pela mulher de Harper e parece querer ser integralmente o substituto do ator, até que sua sorte parece mudar… ou não…

literar-substituto-quote

A meu ver o autor gosta de personagens fracassados. Assim como o protagonista de Resposta Certa, Stephen repete a característica. Ele não é apenas um ator que não consegue ser ator, mas também um pai que decepciona sua filha, um marido fracassado e sem rumo em sua atual vida.

No entanto, Nicholls consegue, com maestria, revelar o “verdadeiro eu” dos personagens. Cada lado, seja bom, ruim, repugnante ou admirável, é exposto de forma a sentirmos parte da trama. A inocência de Stephen em busca da “grande chance”, o jeito sonhador e entusiasmado contagia.

Sem dúvida, a comédia e o sarcasmo são os pontos altos do livro. Os personagens são extremamente afiados nos diálogos, comentários inteligentes e cheios de referências. A narrativa flui naturalmente e quando se vê metade do livro já foi devorado. Mesmo não sendo sua melhor história, Nicholls desempenha bem o papel de envolver.

.

literar-substituto-capaO SUBSTITUTO

Autor: David Nicholls
Título original: The Understudy
2013, 320 páginas, Editora Intrínseca

Onde comprar?
Saraiva
Submarino
Estante Virtual (novos e usados)
Amazon (em inglês)
Book Depository (em inglês)

.

assinatura-anne

.

Um exemplar do livro “O Substituto” foi enviado como cortesia para a Literar pela Editora Intrínseca\

.

Comentários

comentário(s)