INÍCIO . RESENHAS . PERFIL . TOP 5 . +LITERAR
CRÔNICA DO DIA . AGENDA

Informações

Este artigo foi escrito no dia 27 jun 2014, e pertence à categoria Top 5.

Tags

, , , , , , , , ,

Top 5: Chico Buarque

Chico Buarque merece todos os primeiros lugares em nossos corações, mentes, vitrolas, prateleiras… No mês que o dono dos olhos azuis mais famosos do Brasil fez 70 anos, a Literar não quis ficar de fora da festa e listou 5 das belas obras de Chicão para brindar um dos maiores escritores/compositores do nosso país!

 

image (4)

top05-header

okestorvo

#05: Estorvo

Chico Buarque tem a característica de gerar personagens psicologicamente abalados e já mostrou isso em seu primeiro romance. Estorvo fala sobre um rapaz de boa família, mas que acaba se desviando pelo lado das farras e solidão. Um retrato do Brasil atual, revelado de medo, tráficos, trânsito, cercas elétricas e consumismo. O livro mistura a realidade com acontecimentos estranhos, trazendo o passado a toma em vários momentos. Sem obstáculos nenhum chegou aqui, em nosso 5º lugar.

leite derramadook

#04: Leite Derramado

Não adianta chorar se você nunca leu essa belezura! A história que é contada por um senhor, já no leito de morte, decorre por toda linhagem de sua família, desde onde se sabe que surgiram até o mais novo membro. Poderia parecer sem graça se não houvesse um romance e a tão precisa descrição que Chico dá aos personagens, principalmente às mulheres. Leite Derramado é o último livro lançado pelo escritor e está no nosso 4º lugar só pelo fato de ter nos deixado ansiosos pelo próximo!

.

Chapeuok

#03: Chapeuzinho Amarelo

O único livro dedicado à meninada, Chapeuzinho Amarelo, é uma lição de vida para muitos marmanjos. A obra conta lindamente a história de uma menina que deixava até de brincar com medo do medo. Porém, ela decide enfrentar o tal “lobo” que lhe causava tanta fobia e aproveitar tudo que a vida oferece. O clássico moderno brinca com a fórmula clichê da literatura infantil de “era uma vez” e “viveram felizes para sempre” e para melhorar traz ilustrações de Ziraldo. Além de ter ganhado vários prêmios, também recebe nosso 3º lugar.

.

budapesteok

#02: Budapeste

Em mais uma obra Chico cria personagens excêntricos e uma história cheia de suspense. José Alves é um ghost-writer que está cansado da sua vida. Daí se desenrola um drama fascinante. Não havia outra colocação para Budapeste se não o 2º lugar. A obra traz o “duplo” em seu enredo em vários aspectos: dois amores por duas mulheres, em duas cidades diferentes, entre dois países distintos, dessa forma, duas línguas opostas… Se Chico cismou com o número 2, não era a gente que ia fugir disso.

.

benjok

#01: Benjamin

Só de ter servido como roteiro para o filme homônimo que lançou a linda Cleo Pires já merecia estar na nossa lista, mas Benjamim é uma obra fantástica, com personagens sensacionais e um desfecho surpreendente. A história começa durante o período da ditadura no Brasil, quando o belo rapaz que dá nome ao livro tem uma paixão por uma colega de trabalho, que acaba frustada. Anos mais tarde, ele reencontra sua antigo amor na figura de uma jovem mulher e novamente o relacionamento é mais complicado do que se imagina. Merece ou não estar no nosso primeiríssimo lugar?

.

assinatura-todos

.

Comentários

comentário(s)