INÍCIO . RESENHAS . PERFIL . TOP 5 . +LITERAR
CRÔNICA DO DIA . AGENDA

Informações

Este artigo foi escrito no dia 04 jul 2014, e pertence à categoria Top 5.

Tags

, , , , , , , , ,

Top 5: Futebol

Quem disse que a Literar ia ficar no banco dos reservas em plena Copa das Copas. Separamos 5 biografias de jogadores brasileiros que já defenderam nossa seleção e fizeram bonito nos campos. Vem bater essa tabela com a gente e torcer para que o Brasil traga a taça pra cá!!

top05-header

ronaldinho

#05: O sorriso do futebol – Ronaldinho, o último romântico [Luca Caioli]

Tá certo que o cara se envolveu em várias polêmicas, disputou o nome “Ronaldinho” com o Fenômeno e teve seu momento de decadência, mas os dribles que esse rapaz fez em campo merecem ser eternizados, de fato! O autor italiano conta a história de Ronaldinho Gaúcho desde a infância até chegar ao Barcelona. Se não fosse pelo mal gosto de colocar “sorriso” no título de uma obra que se refere a um jogador que, na época, tinha os dentes super tortos, poderia até ter passado a linha do gol, mas ficou no nosso 5º lugar…

.

neymar

#04: O planeta Neymar – Um perfil [Paulo Vinícius Coelho]

Você não precisa entender nada de futebol para saber que Neymar é a grande celebridade dessa Copa do Mundo. O autor desse livro se orgulha de ter sido o primeiro jornalista a dar visibilidade ao jogador, quando ele tinha apenas 13 anos. PVC, como é conhecido, fala como o grande esportista gerencia a própria carreira e como o jovem preferiu se formar no futebol brasileiro antes de seguir carreira na Espanha. Ainda o destaca como o melhor jogador da Copa das Confederações de 2013 e quem está retomando o futebol arte. O craque só tem 22 aninhos e tem muita história pela frente… Por enquanto ele fica no nosso 4º lugar, mas ele ainda chega lá!

.

pele

#03: Pelé –  Minha vida em imagens [Edson Arantes do Nascimento]

Depois de não assumir uma filha, ter vivido no mundo da Xuxa e falado muita asneira por aí, a gente não sabe se acreditaria muito nas coisas que o Pelé conta… Mas a obra em questão traz as memórias do craque em imagens, aí já não tem como a gente contestar… Ele jogava pra caramba! Não é a toa que ele é sinônimo de Brasil e futebol em qualquer parte do mundo que se vá. E cá entre nós, se até o Chaves é fã dele, quem somos nós para ignorar o Rei de uma lista dessas?!

ronaldo

#02: Ronaldo – Glória e drama no futebol globalizado [Jorge Caldeira]

Se ele queria comer ou ser comido, não interessa! Ronaldo não ganhou o adjetivo de Fenômeno de bobeira. O livro aborda o início na carreia profissional, a ascensão, como ele chegou a ser campeão mundial, eleito melhor jogador do mundo e o mais bem pago, tudo antes dos 21 anos. Claro que o autor não foge da ‘amarelada’ que o carioca deu na Copa de 1998, que ele tenta explicar por uma versão menos conhecida, e da glória do Mundial de quatro anos depois. Ronaldo batia um bolão… Até virar uma! Ele só não é nosso campeão no Top 5 pelo corte de cabelo estilo Cascão…

.

estrela solitária

#01: Estrela Solitária – Um brasileiro chamado Garrincha [Ruy Castro]

Já falamos aqui sobre o famoso caso da biografia de Garrincha, que foi recolhida das prateleiras e só pode retornar depois de um acordo que garante às filhas do esportista uma porcentagem das vendas do livro, mas o relato vai muito além disso. Ruy Castro é um especialista em escrever sobre a vida dos outros e nessa obra ele narra desde a pobre infância até a morte de Manoel dos Santos. O jogador de pernas tortas é um dos responsáveis pela fama do Brasil no mundo do futebol. Graças a ele nosso país foi campeão nas Copas de 1958 e 1962!! Mané Garrincha salvou sua imagem de herói nos campos e contradições na vida e é por isso que ele é nosso artilheiro aqui. Quem é bom não morre nunca! #VoltaGarrinha!

.

assinatura-todos

.

Comentários

comentário(s)