INÍCIO . RESENHAS . PERFIL . TOP 5 . +LITERAR
CRÔNICA DO DIA . AGENDA

Top 5: Adaptações

O Top 5 de hoje traz livros que já foram adaptados diversas vezes para a telona! Além de ótimas dicas para leitura, também podem ser ótimas indicações para colocar pipoca para estourar e reunir os amigos. Aproveitar nossa lista e prepare os DVDs para o fim de semana!

top05-header

literar-remake05

#05: O Conde de Monte Cristo [Alexandre Dumas]

O romance francês de 1844 já inspirou dezenas de películas, além de peças de teatro, histórias em quadrinhos, a série Revenge e até um anime japonês! Le comte de Monte-Cristo conta a história de Edmond Dantes, que foi preso injustamente e quando consegue sua liberdade quer se vingar de todo mundo. Claro que de uma forma muito mais bonita, poética e com sentido!

A obra de Dumas tem quase 200 anos, mas até hoje é super atual e ultrapassa gerações levando a mensagem que “o crime não compensa”. Merecia ou não estar no nosso Top 5?

.

literar-remake04

#04: O Retrato de Dorian Gray [Oscar Wilde]

Que todo mundo quer ficar lindo e jovem para sempre isso é fato. O personagem mais famoso por ter conseguido essa proeza foi Dorian Gray, que no romance de Oscar Wilde permanece jovem e belo, enquanto uma pintura com seu retrato envelhece. O pintor responsável foi Basil Hallward que colocou em sua tela muito mais do que tintas e sim seu amor platônico pelo dândi. Tem mais sobre o livro na resenha que publicamos aqui.

Desde 1910 Gray também é encontrado em outro tipo de tela. Ao menos umas 16 adaptações cinematográficas fizeram com que a história fosse conhecida no mundo inteiro. As mais famosas são: a de 1945, com Hurd Hatfield no papel principal, e a de 2009, que mesmo não sendo fiel ao livro conquistou o público com Bem Barnes como Dorian Gray.

.

literar-remake03

#03: O Grande Gatsby [F. Scott Fitzgerald]

A história se passa em um Estado Unidos ascendente, no princípio da década de 1920. Jay Gatsby é um misterioso milionário que vive dando festas loucas para atrair sua amada!

Gatsby já apareceu nos cinemas com cinco atores diferentes! A mais recente adaptação ainda está em cartaz. No filme, o protagonista é interpretado pelo cara que fez Rose voar, Leonardo DiCaprio, que há muito tempo não tava tão lindo! Mas há quem diga que a melhor versão é a de 1949, com Alan Ladd e Betty Field, por representar melhor o tão falado Gatsby.

Por todo o glamour e as baladinhas agitadas, ele encontrou, pelo menos, nosso 3º lugar!

.

literar-remake02

#02: Os miseráveis [Victor Hugo]

Susan Boyle não foi a primeira! Quem tiver tempo que conte quantas vezes a obra de Victor Hugo já inspirou o mundo! Tendo como pano de fundo a Revolução Francesa, Lês Misérables conta a vida de Jean Valjean e a partir dele a história de vários outros personagens! O livro é dividido em cinco volumes, que retratam um período real da História, aos olhos de quem de fato esteve lá, de uma forma romanceada, linda e tudo de bom!

Recentemente, a gatíssima Anne Hathaway arrasou no papel da prostituta Fantine e mesmo careca, banguela e assada emocionou o público com a versão de I dreamed a dream. Os miseráveis merece nosso 2º lugar pela lição de narração literária e por ter entusiasmado tanta coisa boa!

.

literar-remake01

#01: O Drácula [Bram Stroker]

Se você disser que nunca teve medo do Drácula é porque você é um insensível! Sério! Um morto-vivo que se alimenta de sangue humano, é capaz de se transformar em morcego e ainda pode fazer você virar um vampiro… Hoje as histórias vampirescas são romanceadas, mas, acredite, elas já foram aterrorizantes! A ponto de fazer correr ao ver um morcego ou não deixar qualquer pessoa entrar em sua casa.

Outras tantas histórias literárias foram inspiradas no grande príncipe das trevas e as adaptações do livro no cinema e TV são de perder a conta. Mais de dez vezes com certeza. Por ter sido o primeiro livro a dar vida à lenda e proliferar os vampiros pelo mundo e pelas telas de cinema, o Drácula de Bram Stroker ganha nosso primeiro lugar!

. assinatura-todos

.

Comentários

comentário(s)