INÍCIO . RESENHAS . PERFIL . TOP 5 . +LITERAR
CRÔNICA DO DIA . AGENDA

Informações

Este artigo foi escrito no dia 21 mar 2014, e pertence à categoria Top 5.

Tags

, , , , , , , , , ,

Top 5: Os Favoritos do Fred

No mês em que completa mais uma primavera, demos a dificílima tarefa ao nosso redator Fred La Rocca de escolher 5 livros que marcaram sua trajetória como leitor, desde a infância até os dias de hoje – e, de quebra, dar boas dicas de livros que também podem se tornar seus favoritos. Vamos ver o que ele separou pra gente:

top05-header

literar-topfred05

#05: Um Pai para Vinicius [Maria Dinorah]

Um Pai para Vinicius foi leitura obrigatória na turma da 3ª série da profª. Maria de Fátima, em 1998 e não é por isso que é uma leitura infantil. A obra de Maria Dinorah é um drama! Em miúdos, a personagem Ana vive em uma fazenda até que os pais morrem e ela e uma tia têm que se virar para sobreviver. O sofrimento não para por aí… Além da tragédia, abuso sexual, progresso social, amor e companheirismo, outro ponto forte são as belas ilustrações que o romance traz. Livros vêm, livros vão, mas este tem sempre lugar garantido na prateleira do Fred… e no nosso 5º lugar!

.

literar-topfred04

#04: A Droga da Obediência (e toda série d’Os Karas) [Pedro Bandeira]

Série clássica adolescente! No total são 5 livros com Calú, Miguel, Crânio, Chumbinho e Magrí, os Karas, grupo de jovens de um dos melhores colégios de São Paulo. Em cada edição eles estão envolvidos em alguma aventura policial, cheia de suspense, humor e paixão. Estão sempre em busca de justiça e não medem esforços pra isso. Quem nunca quis ter uma turma de amigos tão unida? Foi com eles que Fred descobriu o prazer em ler. Valeu, Pedrão

.

literar-topfred03

#03: Luas e Luas [James Thurber]

Quando tinha 6 anos de idade, Fred foi ao teatro e no final sortearam o livro que havia inspirado a peça. E não é que o moleque ganhou? Luas e Luas conta a história de uma princesa mimada que adoece e afirma a seu pai que só melhoraria se ganhasse a lua. O rei, desesperado, convoca todos os técnicos, estudiosos e sábios do reino para resolver o pepino, mas ninguém consegue. É uma obra infantil tão linda, engraçada e inteligente que merece ser lida por qualquer gente grande!

.

literar-topfred02

#02: As Horas [Michael Cunningham]

Mais do que um livro que inspirou o filme ma-ra-vi-lho-so, As Horas apresentou ao Fred a escrita de Michael Cunningham, sempre contemporânea, mesmo quando fala sobre os anos de 1920. A obra tem três personagens principais, sendo uma delas a grande Virginia Woolf, e tem suas histórias cruzadas em um momento. Cunningham descreve tão bem que conseguimos imaginar as cenas, não deixando de ser poético e intimista. Merece muito estar no 2º lugar.

.

literar-topfred01

#01: Furacão Elis [Regina Echeverria]

Para um amante de biografias, não poderia faltar uma no top 5. A paixão por Elis Regina começou quando criança e só aumentou com o tempo. O trabalho de Regina Echeverria reúne depoimentos e muitas histórias que fazem o leitor se encantar e também se decepcionar com a Doce Pimenta. A autora, apesar de ser amiga de Elis, consegue escrever um livro neutro, que mostra todos os lados da cantora gaúcha. Ai Elis… sempre em nossos corações e no primeiríssimo lugar!

.

assinatura-fred

.

Comentários

comentário(s)