INÍCIO . RESENHAS . PERFIL . TOP 5 . +LITERAR
CRÔNICA DO DIA . AGENDA

Informações

Este artigo foi escrito no dia 27 set 2013, e pertence à categoria Top 5.

Tags

, , , , , , , , , , , ,

Top 5: Friends

Depois do nosso Top 5 Gilmore Girls, mais uma série cláaassica vem dar as caras na Literar. Friends, a série mais famosa de todos os tempos, também tem livros que aparecem ao longo de suas dez temporadas e que dão um tchan todo especial para a história. Será que você lembra de todos esses episódios?
top05-header

literar-topfriends05

#05: Be Your Own Windkeeper

Nem sempre um livro precisa ser real pra deixar a gente super empolgado. No episódio 19 da segunda temporada de Friends, Monica lê um livro sobre feminismo tão bom que ela precisa compartilhar com Phoebe e Rachel. O título em português seria algo como “Seja seu próprio moínho de vento”. Pelas palavras exóticas de Phoebe, o livro é “você sabe, sobre o vento e como o vento pode fazer as mulheres serem deusas, e como os homens levam todo o vento embora porque eles são para-raios“. Faz sentido? Nenhum! Mas isso tem a menor importância, desde que todas leiam o livro e conversem sobre ele!

.

literar-topfriends04

#04: O livro erótico da Rachel

Desse a gente aposta que vocês lembram, seus safadinhos! Quando a Rachel precisa dividir o apartamento com Joey, um de seus segredos vem a tona: Rachel tem um livro de cabeceira com cenas eróticas para mulheres. E quem pior pra descobrir o livro que Joey? Ele inferniza a vida da amiga até ela lhe emprestar o livro e saciar sua curiosidade. Esse é mais um dos livros de mentirinha exibidos em Friends. Claro que existem algumas centenas de livros eróticos parecidos, mas o específico citado no seriado é pura invenção dos redatores. Uma pena, né?!

.

literar-topfriends03

#03: Mulherzinhas [Louisa May Alcott]

Você pode achar que Rachel, com sua cara de filhinha de papai e jeito de riquinha seria uma pessoa que não gosta muito de ler. Certo? Engano seu! O preconceito com a moça vai pro espaço quando descobrimos que o livro favorito dela é Little Women (que por aqui recebeu o nome de “Mulherzinhas”). O livro  de inspiração autobiográfica de Louisa May Alcott publicado em 1868, que conta a história de quatro irmãs crescendo durante a Guerra Civil Americana. Joey pega ele emprestado e se confunde com nomes e gêneros, mas no fim, acaba apaixonado pela história também.

.

literar-topfriends02

#02: O Iluminado [Stephen King]

Esse é outro pra tirar qualquer ideia errada sobre os personagens: Joey pode ser lerdo pra muitas coisas, mas ele também tem seus momentos acalorados de leitura. Em um episódio, ele e Rachel debocham sobre os livros que estão lendo e decidem ler cada um o livro favorito do outro. Joey pega Little Women (e chora como uma menininha quando descobre o final da história) e empresta O Iluminado para Rachel. Isso aí: o livro de suspense de Stephen King é o preferido do nosso querido Dr. Drake Ramoray. E sabe o quê mais? Ele é do tipo que coloca o livro no congelador, porque não quer que aquela cena aconteça, mesmo já tendo relido o livro mil vez!

.

literar-topfriends01

#01: The Velveteen Rabbit [Margery Williams]

Esse é um dos títulos que aparece várias vezes ao longo do seriado. Joey começa a sair com Kathy, e Chandler se descobra apaixonado… pela namorada do melhor amigo. No aniversário de Kathy, Chandler consegue uma cópia da primeira edição de “The Velveteen Rabbit” – seu livro favorito de todos os tempos – para dar a ela, mas porque Joey é incapaz de comprar um bom presente, ele acaba deixando o amigo dar o livro de aniversário. Obviamente, ela descobre de quem aquela surpresa realmente vinha e muita coisa acontece depois… Merece ou não encabeçar nosso Top 5?

.

 

. assinatura-todos

.

Comentários

comentário(s)