INÍCIO . RESENHAS . PERFIL . TOP 5 . +LITERAR
CRÔNICA DO DIA . AGENDA

Informações

Este artigo foi escrito no dia 23 ago 2013, e pertence à categoria Top 5.

Tags

, , , , , , , , , ,

Top 5: Gilmore Girls

Quem já assistiu Gilmore Girls – ou pelo menos pegou 5 minutos do seriado na televisão – sabe: a série tem tantas referências que às vezes é difícil saber do que Rory e Lorelai estão falando! Citações de livros então, existem aos montes – só pra ter uma ideia, são mais de 300 livros ao longo dos sete anos do programa. Mergulhamos nas citações e fizemos a seleção: quais são os cinco livros mais importantes para a série? E aí está o resultado!

literar-gg-00

top05-header

literar-gg-05

#05: Romeu e Julieta [William Shakespeare]

No começo da segunda temporada, a escola de Rory decide fazer uma encenação de Romeu e Julieta, clássico de William Shakespeare. Até aí tudo bem – afinal, que escola norte-americana nunca colocou os alunos para representar Shakespeare?! Só que tem um problema: Rory interpreta Julieta, e deveria fazer par com um colega – e parte disso seria beijá-lo no final da encenação. Dean, namorado da menina, fica louco de ciúmes. No fim tudo se resolve: afinal de contas, quem fez o papel de Romeu foi… Paris, uma colega de Rory.

.

literar-gg-04

#04: Anna Karenina [Leon Tolstói]

Já falamos do livro de Tolstói no Top 5 Traições, mas Anna Karenina não poderia ficar de fora da nossa lista de Gilmore Girls. O motivo? O livro aparece diversas vezes no seriado, e na primeira temporada, Rory empresta o livro para Dean e eles conversam um pouco sobre ele. Rory diz que o romance é um de seus favoritos – e ela inclusive chega a citá-lo no seu discurso de formatura, junto a vários outros livros que fizeram parte do seu trajeto no ensino médio. O vídeo você vê abaixo:

.

literar-gg-03

#03: O Corvo [Edgar Allan Poe]

Um dos episódios mais marcantes de Gilmore Girls tem zilhões de referências a Edgar Allan Poe. No episódio 17 da terceira temporada, a pousada de Lorelai recebe os membros da Sociedade de Poe, um grupo de fãs do escritor que se reúne na cidade e declamam “O Corvo”. Pouco depois de se encontrarem no galpão da Miss Patty, o alarme de incêndio da pousada dispara… E tudo pelo que Lorelai trabalhava vira cinzas. Mas nem só de lágrimas se vive: uma das partes mais divertidas do episódio é o diálogo entre um personagem que se faz passar por Poe e nossas garotas Gilmore.

.

literar-gg-02

#02: No Caminho de Swann [Marcel Proust]

“No Caminho de Swann” é o primeiro volume de Em Busca do Tempo Perdido, obra de Marcel Proust – e que a gente já discutiu aqui. Quando Lorelai e Max – o professor de literatura de Rory – estão namorando, ele empresta para Lorelai sua cópia do livro. Claro que Lorelai nunca termina de ler (e também não devolve o livro para ele) porque tem medo de estar se apegando demais a Max. Rory também já leu o livro, inclusive é um dos citados no famoso discurso de formatura!

.

literar-gg-01

#01: Moby Dick [Herman Melville]

Nosso primeiro lugar é primeiro em tudo: está presente no primeiro episódio de Gilmore Girls e é o tema de um dos primeiros contatos entre Rory e Dean. Segundo Rory, esse foi o primeiro livro de Herman Melville que ela leu – e ela diz que acha isso um pouco clichê, já que esse é o título mais famoso do escritor. Na quinta temporada o livro volta a dar as caras: dessa vez, Rory está namorando com Logan, e usa o começo do livro como argumento para que eles roubem um barco. “Como assim?“, você deve estar querendo saber, e a gente explica: Rory diz que se sente como o narrador no começo de Moby Dick, que quando se irritava com as pessoas, partia para o mar como válvula de escape. Merece ou não o topo da nossa lista?

.

assinatura-todos

.

Comentários

comentário(s)