INÍCIO . RESENHAS . PERFIL . TOP 5 . +LITERAR
CRÔNICA DO DIA . AGENDA

Top 5: Livros que inspiraram músicas

A gente já te contou sobre algumas músicas que tem origens literárias, lembra? Hoje, em comemoração ao Dia Internacional do Músico, tiramos a poeira dos nossos CDs e LPs e fizemos um Top 5 especial, trazendo outras cinco canções que foram inspiradas em livros! Ouça/leia aí:

top05-header

top-musicas05

#05: O Apanhador no Campo de Centeio [J.D. Salinger]

Uma das obras mais lidas nos Estados Unidos já inspirou um dos roqueiros mais controversos da atualidade. O Apanhador no Campo de Centeio influenciou Billie Joe Amstrong, do Greenday, a compor Who wrote Holden Caulfield? Símbolo da rebeldia adolescente, o livro trata de angústias e questionamentos típicos de um jovem. O músico se identificou com o personagem tão indisciplinado quanto ele. Essa junção merece nosso 5º lugar só por lembrar a velha juventude!

.

top-musicas04

#04: A Metamorfose [Franz Kafka]

O autor não deixou claro qual inseto de “dorso duro e inúmeras patas” que era, mas o grupo Inimigos do Rei, no final dos anos de 1980, gravou o sucesso Uma Barata chamada Kafka, fazendo referência ao livro alemão. Ao contrário da obra, que alerta a sociedade do absurdo que ela tem se tornado, a música traz uma letra engraçada e batida divertida. A banda de Paulinho Mosca deu uma chinelada na barata e trouxe Kafka ao 4º lugar.

.

top-musicas03

#03: Grandes Esperanças [Charles Dickens]

A chifruda mais famosa dos anos de 1990, Alanis Morissette, devia dividir o tempo em sessões bem animadas de cinema e boa literatura. Na canção All I Really Want, a canadense se compara com Estella, personagem de Grandes Esperanças, que usa e é usada pelos homens. A protagonista de Dickens e a musa das mulheres raivosas vieram para o nosso 3º lugar porque… porque… Elas são f*da e ponto.

.

top-musicas02

#02: Lolita [Vladimir Nabokov]

Lolita é um dos livros mais polêmicos do mundo, mas também o romance entre uma aluna e um professor (padrasto da garota!) inspirou músicas, filmes, minisséries, outros livros e criou até um adjetivo para as jovens sensuais… A bocuda Lana Del Rey foi uma das pessoas que se entregaram ao jeito ninfeta de ser e encarnou a personagem na canção que leva o mesmo nome. Não poderia existir união mais devassa que a voz da americana com a história russa. 2º lugar pra essas garotas fafadinhas!

.

top-musicas01

#01: Cem Anos de Solidão [Gabriel García Márquez]

Apesar de não ser óbvio, o clássico colombiano é tido como a principal inspiração para a música Banana Co. dos fofos do Radiohead. A letra cita, em uma parte, que se “você” morrer, todos também irão que pode ser associado à personagem do romance Úrsula, que vive por mais de cem anos, acompanhando várias gerações de sua família. Quando ela morre é o fim de um ciclo. García Márquez e os músicos ingleses merecem sempre ser lembrados.

.

assinatura-todos

.

Comentários

comentário(s)