INÍCIO . RESENHAS . PERFIL . TOP 5 . +LITERAR
CRÔNICA DO DIA . AGENDA

Informações

Este artigo foi escrito no dia 31 mai 2014, e pertence à categoria Top 5.

Tags

, , , , , , , , , , , ,

Top 5: Os livros de LOST

Em maio de 2010, chegava ao fim um dos seriados de maior sucesso da história da televisão. Eu não sei vocês, mas LOST pra mim foi um divisor de águas. Com Jack, Kate, Hurley e tantos outros, passei ver seriados e filmes de ficção científica com outros olhos. Cada semana era um sofrimento diferente – e uma sensação inexplicável quando o episódio finalmente ia ao ar.

top-lost-lost

Para comemorar os 04 anos do término dessa saga (tenha você gostado ou não do final! haha), selecionamos 05 livros importantíssimos para a série. Vem cá se perder com a gente:

top05-header

top-lost05

#05: Um Conto de Duas Cidades [Charles Dickens]

A primeira lição de LOST é: na ilha nada é o que parece. O que também vale para os nomes dos personagens e títulos dos episódios. Pode parecer só mais uma coincidência, mas acredite em mim: não é (pode até ser que no final você não descubra exatamente a quê aquilo se referia, mas a vida é assim, né?). Um exemplo clássico das referências literárias em LOST é o episódio Tale of Two Cities (primeiro da 3ª temporada), que não só tem o mesmo nome do livro de Charles Dickens como faz referência aos dois grupos que então vivam na ilha: os sobreviventes e os Outros.

.

top-lost04

#04: As Aventuras de Tom Sawyer [Mark Twain]

Se você nunca reparou, muitos nomes de personagens em LOST são inspirados em figuras da filosofia ou da literatura. Rousseau e John Locke servem para citar alguns e provar nosso ponto. Na literatura, um dos de maior destaque é Sawyer, um dos seis personagens principais da série e que é nomeado em homenagem ao livro de Mark Twain. A referência é mais legal ainda se pensarmos que, na verdade, esse não é o nome real do personagem e foi escolhido por ele após episódios traumáticos da sua infância. E quem já leu As Aventuras de Tom Sawyer deve se lembrar que, em determinado momento, o personagem foge com dois amigos… para uma ilha.

.

top-lost03

#03: O Mágico de Oz [Frank Baum]

O Mágico de Oz tem uma clara referência de um mundo fantástico onde coisas surpreendentes acontecem. Só que as ligações não param aí. Um dos personagens do seriado, Henry Gale, chega à ilha em um balão de gás – coincidência ou não, da mesma forma que o mágico chega em Oz. E mais: Henry Gale é homônimo ao tio de Dorothy, personagem principal do romance de Frank Baum. Além disso, há vários episódios com referências à história de Oz, sendo o mais famoso deles o que encerra a quarta temporada, “There’s no Place Like Home”, frase célebre do filme d’O Mágico de Oz de 1939.

.

top-lost02

#02: Alice no País das Maravilhas [Lewis Caroll]

Uma garotinha desce pela toca de um coelho e cai em um mundo completamente diferente diferente do seu, onde nada é o que parece. Bom, troque uma garotinha por um avião da Oceanic e a toca do coelho por uma ilha no Pacífico e… Você já entendeu. Além da referência clara ao clássico de Lewis Caroll, LOST teve vários episódios nomeados em homenagem ao livro, e algumas passagens nos fazem lembrar da história de Alice – como o cão Vincent que se perde na floresta e reaparece dias depois e os coelhos brancos da Iniciativa Dharma. O livro também faz uma rápida aparição no episódio 10 da 4ª temporada: Jack é visto lendo um capítulo para Aaron.

.

top-lost01

#01: O Senhor das Moscas [William Golding]

Impossível falar em Lost sem lembrar de O Senhor das Moscas. No livro de William Golding, um avião destinado a evacuar crianças da Inglaterra durante uma guerra nuclear cai em uma ilha deserta (ou não tão deserta assim, como a gente acaba descobrindo). O tempo passa e ninguém aparece para salvar as crianças. De frente com perigos e medos inacreditáveis, eles se tornam seres selvagens, capazes de coisas que nunca imaginariam. Te lembra alguma coisa? Se não foi suficiente, em determinada cena, Sawyer diz que “no começo todos ainda eram médicos, advogados e contadores, mas agora todos se parecem mais com O Senhor das Moscas”. Pra finalizar – e garantir o topo no nosso pódium – em um episódio, Hurley (que poderia inclusive ser comparado ao garoto gordinho do livro de Golding) encontra uma cabeça de javali infestada de moscas. Precisa de referência mais clara?

.

assinatura-todos

.

Comentários

comentário(s)