INÍCIO . RESENHAS . PERFIL . TOP 5 . +LITERAR
CRÔNICA DO DIA . AGENDA

Informações

Este artigo foi escrito no dia 01 nov 2013, e pertence à categoria Top 5.

Tags

, , , , , , , , , , ,

Top 5: Título de Número

Já parou pra pensar quantos livros tem números em seu título? Em muitos casos, eles não estão lá a toa: são elemento importantíssimo da narrativa! Selecionamos cinco desses livros no Top de hoje. Confere aí:

top05-header

top-numeros05

#05: 1Q84 [Haruki Murakami]

O título te lembra alguma coisa? Pois é: a trilogia de Haruki Murakami tem como uma de suas inspirações o 1984 de George Orwell. A gente já falou aqui na Literar sobre o primeiro volume da série (leia aqui a resenha), mas a gente te conta um pouco da história. O livro se passa nesse mesmo ano, e conta a história de Fuka-Eri e seu romance A Crisálida de Ar, sobre um mundo bem parecido com o nosso onde habitam seres mágicos. O problema? Depois da publicação, elementos da ficção de Fuka escapam para o mundo real. 1984 se torna 1Q84 (Q, em japonês, tem o mesmo som do numeral 9), um mundo quase igual o nosso, mas ligeiramente diferente.

.

top-numeros04

#04: Dois Irmãos [Milton Hatoum]

Milton Hatoum é um dos maiores escritores brasileiros contemporâneos. Em Dois Irmãos, ele narra a vida de Yaqub e Omar, gêmeos de uma família paquistanesa que vivem em Manaus. Sem linearidade cronológica, o livro nos mostra as desavenças entre os irmãos, a situação do país na metade do século XX e as tumultuadas relações familiares entre todos os envolvidos.

.

top-numeros03

#03: Um Dia [David Nicholls]

Um Dia é o romance mais conhecido de David Nicholls (dele já falamos também sobre O Substituto, nesse link). O livro conta a história de um casal que se conhece no final dos anos de 1980, com uma conexão absurda entre eles. No entando, o destino os separa, mas sem fazer com que eles percam o contato nem o sentimento. A história já virou até filme, com Anne Hathaway e Jim Sturgess nos papeis principais.

.

top-numeros02

#02: 1808 [Laurentino Gomes]

Laurentino Gomes é historiador e responsável por uma trilogia sobre a construção do Brasil moderno. Não um, mas três livros com títulos de número: 1808, 1822 e 1889. Para quem conhece um pouquinho da história do nosso país, fica fácil identificar os temas principais de cada livro. 1808 narra a vinda da família real para o Brasil, desde os motivos que desencadearam sua mudança para terras tupiniquins até as mudanças provocadas na nossa estrutura política e social por conta disso. Prato cheio para os curiosos pela nossa cultura.

.

top-numeros01

#01: 1984 [George Orwell]

Se você não leu 1984, pare tudo que está fazendo e vá ler! Sério! O livro é leitura obrigatória em 8 de cada 10 listas de “livros para ler antes de morrer”. George Orwell narra um livro futurístico onde a liberdade individual de cada um foi perdida. Mais que isso, a própria noção do que é verdade e mentira desaparece, já que o governo manipula o passado como bem entende. Vigiando todas as pessoas está o Grande Irmão, o olho que tudo vê e tudo grava, presente em todas as casas e ruas do continente. Parece familiar? Se não deu para sacar ainda, outra dica: em inglês, o Grande Irmão é o Big Brother!

.

assinatura-todos

.

Comentários

comentário(s)