INÍCIO . RESENHAS . PERFIL . TOP 5 . +LITERAR
CRÔNICA DO DIA . AGENDA

Top 5: Os livros do Oscar 2014

Falta pouco! Dia 02/março, próximo domingo, serão anunciados os grandes vencedores da 86ª edição do Academy Awards – ou o Oscar, se você for mais íntimo! Como já é tradição no cinema, boa parte dos filmes concorrentes surge de adaptações de livros. Pensando nisso, bolamos uma lista com 5 das grandes apostas para esse final de semana que foram adaptados da literatura para a grande tela. Qual deles será o cavalo vencedor?

top05-header

literar-oscars2014-05

#05: O Hobbit [J. R. R. Tolkien]

Clássico dos clássicos, O Hobbit já merece estar na nossa lista só por existir! E a gente confessa: ele só não ganhou um lugar melhorzinho na nossa classificação porque a relação de 3 filmes pra 1 livro não ter parece ter agradado ninguém. Opiniões a parte, O Hobbit – A Desolação de Smaug (segundo filme da trilogia) foi indicado nesse Academy Awards por Edição de Som, Mixagem de Som e Efeitos Visuais. No nosso coração, J. R. R. Tolkien pode ficar tranquilo: o prêmio de melhor criador de mundos imaginários já é dele.

.

literar-oscars2014-04

#04: O Lobo de Wall Street [Jordan Belfort]

Um triste spoiler: no livro que deu origem a O Lobo de Wall Street não tem Leonardo diCaprio. O personagem principal está lá, obviamente, mas é que o galã dá um toque de ouro em tudo que faz. Escrito por Jordan Belfort – o próprio “lobo” do título -, o livro conta a sua vida em Wall Street e os caminhos que o levaram de pobretão a multimilionário. Na Academia, O Lobo de Wall Street teve 5 indicações, incluindo Melhor Filme e Melhor Ator para nosso querido Leo.

.

literar-oscars2014-03

#03: Dever de Capitão [Richard Phillips]

Esse é o único livro da nossa lista que foi adaptado para o cinema com um nome diferente! Dever de Capitão, de Richard Phillips é outra autobiografia que ganhou as telas nesse ano. Nomeado de Capitão Phillips, o filme acompanha Richard, capitão de um navio de carga que é sequestrado por piratas ao navegar terras perigosas. Foram 6 indicações à estatueta dourada, entre elas Melhor Filme, Melhor Ator Coadjuvante e Melhor Roteiro Adaptado.

.

literar-oscars2014-02

#02: Philomena [Martin Sixsmith]

A gente te desafia a assistir Philomena sem se apaixonar pela personagem principal! Interpretada por Judi Dench, a velhinha percorre uma longa jornada na tentativa de reencontrar seu filho, retirado dela em um convento quanto tinha apenas 2 anos. Quem a auxilia nessa saga é o jornalista Martin Sixsmith – o mesmo Martin que escreveu essa biografia! -, interpretado por Steve Coogan. Foram 04 indicações, e além de Melhor Filme, Judi Dench concorre a Melhor Atriz.

.

literar-oscars2014-01

#01: 12 Anos de Escravidão [Solomon Northup]

Preferidíssimo dos especialistas para a noite do 86º Academy Awards, 12 Anos de Escravidão foi adaptado do livro de memórias homônimo de Solomon Northup, escrito em 1853. Solomon era um negro livre de Nova York, que foi raptado e obrigado a servir como escravo nas fazendas da Louisiana por doze anos. O filme que narra sua história teve o maior número de indicações ao Oscar entre os citados nessa lista (09) – e já levou pra casa diversas outras premiações, entre elas o Globo de Ouro de Melhor Filme e o Screen Actors Guild Awards. Pode até não levar a estatueta pra casa, mas o topo do nosso pódium 12 Anos de Escravidão já garantiu!

.

assinatura-todos

.

Comentários

comentário(s)