INÍCIO . RESENHAS . PERFIL . TOP 5 . +LITERAR
CRÔNICA DO DIA . AGENDA

Informações

Este artigo foi escrito no dia 08 ago 2014, e pertence à categoria Top 5.

Tags

, , , , , ,

Top 05: De pai pra filho

Expor problemas tão íntimos e delicados como os que os autores desses livros fazem podem ajudar muita gente a dominar questionamentos e enxergar que a vida não é uma bolha sem saída. E é com eles, homens que tiveram que se superar para fazer com que seus filhos pudessem ser felizes, que queremos parabenizar todos os pais do mundo!

top05-header

literar-toppais05

#05: Uma doce odisséia [Idário Santos]

O filho de Idário Santos nasceu há 12 anos com uma doença muito rara, que atinge uma a cada 185.000 pessoas, conhecida pelo nome de Doença do Xarope de Bordo de Urina.

A enfermidade de Artur é hereditária e é caracterizada por uma deficiência do metabolismo que acumula na corrente sanguínea três aminoácidos. Essa falha interfere nas ações cerebrais e desde a primeira semana de vida a criança já apresenta dificuldades de sucção, desidratação, vômitos e crises convulsivas.

Os pais do garoto correram por todo Brasil tentando arrumar uma solução para o filho, mas, sem sucesso, partiram para os EUA em busca de uma resposta. A obra merece abrir nossa lista pelo amor e dedicação dos pais em superar obstáculos colocados pela negligência política e pelo próprio corpo humano.

.

literar-toppais04

#04: Uma incógnita: o futuro dos filhos com deficiência [Mário Morgan Santos]

Mário Morgan é engenheiro, professor e autor reincidente em emocionar o público com constatações que surgem nas vidas de pessoas que tem a missão de cuidar de rebentos que nascem com necessidades especiais.

Em seu segundo livro, Morgan, pai de Augusto Racioppi, que nasceu com paralisia cerebral, recolheu depoimentos de várias pessoas que passam pelos mesmos questionamentos que ele sobre qual a melhor forma de criar seus filhos, os medos, inseguranças, entre outros… A publicação traz emocionantes relatos de pais que encontram em seus filhos obstáculos e a busca diária pela felicidade.

Na primeira obra do autor, a ficção Reinventar a vida, Morgan conta a história de um garoto que nasce com uma síndrome rara, sem perspectivas de cura e a batalha dos pais para que o menino se sustente no amor e acolhimento.

.

literar-toppais03

#03: O menino que voltou do céu [Alex e Kevin Marlakey]

Recém chegados a uma região dos EUA, pai e filho decidem dar uma volta pela cidade, mas acabam se envolvendo em um grave acidente. Kevin, o pai, é lançado para fora do carro e Alex, o menino com então 6 anos de idade, fica preso às ferragens e dali entra em coma por dois meses.

Mais do que uma história de amor paterno, o livro traz a fé como ponto principal de seu enredo. Desacreditado pelos médicos, Alex surpreende a todos quando retorna da letargia contando que encontrou com anjos e com o próprio Jesus Cristo. Além de espantar a todos quando descarta uma cirurgia seríssima que emendaria sua coluna, algo que aconteceu sem nenhuma ajuda clínica.

A dedicação e crença dos pais fizeram com que o menino voltasse a respirar sem a ajuda de aparelhos, mesmo que ainda em uma cadeira de rodas. Mais uma história de superação que coloca a mostra o poder e amor paterno.

.

literar-toppais02

#02: Cadê minha sorte? [Mario Sérgio Limberte]

Limberte é um dentista que decidiu discutir a esquizofrenia, doença que afeta mais de 1 milhão e meio de pessoas só no Brasil, através de seu filho caçula André. O garoto começou a demonstrar os primeiros sinais aos 14 anos de idade, quando ficou distante, anti-social. A princípio, os pais achavam que poderia ser drogas ou até um surto de loucura, mas foi pegos de surpresa quando descobriram que o jovem tinha uma doença mental que sofre passa por muito preconceito.

O autor, que quis contar sua história para noticiar sobre o assunto, usa uma linguagem tocante para tratar de um drama tão específico, ao mesmo tempo emociona e informa sobre os sintomas, quais as formas de agir quando se tem a suspeita e quais atitudes devem ser tomadas.

Infelizmente, André não viveu para vibrar com o pai as conquistas que sua pesquisa lhe rendeu e estar entre os pais do nosso Top 5.

.

literar-toppais01

#01: O filho eterno [Cristovão Tezza]

Tezza é um dos mais bem conceituados romancistas nacionais da atualidade, mas foi com o relato biográfico O filho eterno que ganhou o mundo e a tradução para cinco línguas.

Na obra, o pai de Felipe, portador da Síndrome de Down, conta as dificuldades e as pequenas vitórias diárias ao se dar conta de que, com o nascimento do menino, agora estava no encargo de cuidar de um criança especial, o que o tornava também uma pessoa peculiar.

Tezza explora os esforços de inserir seu filho na comunidade, quais cuidados são necessários e qual o limite que deve ser colocado entre exclusão e inserção social. A forma como o autor coloca seus pontos de vista e conta as surpresas e êxitos nos mostra que a vida é muito maior do que nós podemos imaginar. Não é a toa que está entre os cinco pais da nossa lista de hoje!

.

assinatura-todos

.

Comentários

comentário(s)