INÍCIO . RESENHAS . PERFIL . TOP 5 . +LITERAR
CRÔNICA DO DIA . AGENDA

Top 5: José Saramago

Dia 16/nov é comemorado o nascimento de um dos maiores escritores da língua portuguesa: José Saramago! Já fizemos várias resenhas sobre o escritor aqui na Literar e, para homenagear um dia tão importante, resolvemos trazer nosso presente com uma embalagem diferente: os cinco livros de maior destaque na vasta cartela do escritor português, na nossa humilde opinião. Vamos lá?

top05-header

top-saramago05

#05: O Homem Duplicado

Imagina só: você aluga um filme para assistir no final de semana, e em uma bela cena – BUM! – lá está você na tela. Mas você não participou desse filme. Aliás, sua vida passa bem longe da de um ator: professor de história, seu maior hobbie é exatamente assistir filmes, como esse que você acabou de alugar. Você descobre o nome do ator nos créditos e vai atrás dessa duplicata que vive uma vida tão mais emocionante que a sua. Curtiu? Então O Homem Duplicado certamente não vai te decepcionar.

.

top-saramago04

#04: Memorial do Convento

Se tem uma coisa que meio mundo fala e a gente não cansa de repetir é essa: poucas pessoas manejaram tão bem a arte de se construir um romance histórico como José Saramago. A gente já falou muito sobre Memorial do Convento na nossa resenha, mas não custa reforçar: o livro conta da construção do convento de Mafra, em Portugal, ao mesmo tempo que acompanha a vida do belo casal Blimunda e Baltasar. E é impossível não se apaixonar: pelos personagens e pela aula viva de história.

.

top-saramago03

#03: O Evangelho Segundo Jesus Cristo

Taí mais um exemplo da literatura histórica posta no papel. Todo mundo está cansado de saber a história da Bíblia. Mas Saramago pergunta: e se não for bem assim? E se a trajetória do personagem mais famoso do catolicismo fosse contada de um outro ângulo – pelo do próprio protagonista? Saramago chocou muita gente com um Jesus humano, que sofre por amor a Maria Madalena, erra, chora e duvida de si mesmo como qualquer mortal. A obra foi tão chocante que o governo (patriarcal conservador) de Portugal decidiu proibi-lo no país. Só uma reação assim já é suficiente para instigar a leitura d’O Evangelho Segundo Jesus Cristo e colocá-lo no nosso Top 5.

.

top-saramago02

#02: A Caverna

Saramago sabe muito bem mudar nosso ângulo de ver as coisas. A Caverna é uma releitura da obra de mesmo nome de Platão – e que muita gente já leu sobrem na escola -, aplicada a realidade do crescimento econômico das cidades. Na periferia de uma metrópole modernizada e plastificada que cresce mais a cada dia, um pequeno produtor rural de utensílios de barro se vê sem emprego do dia para a noite. Quer dizer: quem vai comprar um prato de barro se tem à sua disposição (por um preço ainda menor) o mesmo produto de plástico? Tudo muda em pouco tempo, e as pessoas não parecem enxergar fora da caverna onde vivem – e onde muita coisa se esconde.

.

top-saramago01

#01: Ensaio Sobre a Cegueira

Impossível falar em Saramago sem falar de Ensaio Sobre a Cegueira. Pode parecer óbvio que a obra que lhe rendeu o Nobel de Literatura em 1998 fique no topo da nossa lista, mas há muitos e muitos motivos alem desse para o podium. Basta pensar na premissa (quase banal) do livro: e se fossemos todos cegos? Ou melhor ainda: e se estivermos todos cegos e na verdade ainda não percebemos isso? Cegos de valores, de moral, de humanidade. E se essa cegueira se espalhar como uma praga, deixando cada vez mais pessoas entregues ao deus dará? Ensaio Sobre a Cegueira é um livro de arrepiar, e mereceria nosso primeiro lugar 20 vezes, se fosse possível!

.

assinatura-todos

.

Comentários

comentário(s)