INÍCIO . RESENHAS . PERFIL . TOP 5 . +LITERAR
CRÔNICA DO DIA . AGENDA

Informações

Este artigo foi escrito no dia 17 mai 2013, e pertence à categoria Top 5.

Tags

, , , , , , , , , , , ,

Top 5: Casamentos

Que maio é o mês das noivas, todo mundo já sabe. A novidade é que separamos para vocês cinco livros que trazem casórios e uniões que amolecem os corações de todos nós. Nosso altar ficou assim:

top05-header

casamentos-5

#05: Gretchen – Biografia (ainda sem título oficial)

Impossível fazer um Top 5 sobre casamentos e não lembrar da nossa  musa matrimonial e rainha do rebolado Gretchen! O livro ainda nem foi lançado, mas já merece nosso 5º lugar! Os autores Gerson Couto e Fábio Fabrício Fabretti estão recolhendo material para lançar a biografia de uma das figuras mais populares entre o público brasileiro.

Maria Odete Brito de Miranda tem 53 anos e ficou famosa na década de 1970 por lançar os sucessos Freak le Boom, Conga Conga Conga e o Melô do Pirirpipi, que com certeza você já dançou alguma vez na vida! Gretchen já foi casada 16 vezes e não descarta subir ao altar em  mais uma oportunidade com o atual namorado de 4 meses, o português Carlos Marques. Com muitas histórias para contar, a biografia da celebridade já tem lugar garantido na nossa estante e no Top 5 de hoje.

.

casamentos-4

#04: As Listas de Casamento de Becky Bloom [Shopie Kinsella]

As confusões de Becky Bloom se tornaram bem populares, inclusive merecendo uma adaptação para o cinema. Apenas ela seria capaz de se envolver em tantas mentiras a ponto de ter dois casamentos no mesmo dia, em países diferentes, decoração e vestido distintos. Nos Estados Unidos ela tem a festa dos seus sonhos, com toda pompa e circunstância e presença da nata da sociedade. Na Inglaterra, o casamento no quintal, com o vestido de sua mãe e todas as pessoas que mais gosta. No fim, apenas duas coisas importam: ela se casou com o homem que ama e que a aceita como é, além dos inúmeros presentes que ganhou!

.

casamentos-3

#03: Uma Casa no Fim do Mundo [Michael Cunningham]

Juntado com fé casado é, não?  Uma Casa no Fim do Mundo não trata necessariamente sobre um casamento, mas sim sobre a união de três amigos, em uma época de revoluções sociais, para concretizar o desejo de criar uma família livre. Jonathan, Bobby e Clare vivem um  triângulo amoroso cheio de ciúmes e inseguranças, mas a vontade de estarem juntos e fazerem as coisas darem certo fala mais alto. O livro do fantástico Michael Cunningham mostra que casamento não é só chuva de arroz, mas, sobretudo,  amizade e cumplicidade, independente se é homo, hetero, mono ou poli e por isso merece nosso 3º lugar.

.

casamentos-2

#02: Hilda Furacão [Roberto Drummond]

A história de Hilda Furacão é sobre uma menina de classe média alta, da tradicional família mineira, que  desiste do casamento praticamente no altar da igreja. Para completar a situação, a jovem foge para a região de baixo meretrício de Belo Horizonte.

Dizem que o livro de Roberto Drummond é uma mistura de ficção com realidade. Há ainda quem fale que se lembra da garota que chegou vestida de noiva no Hotel Maravilhoso, afirmando que o mito é verdadeiro. De qualquer forma, o casamento de Hilda nem chegou a acontecer, mas nos rendeu um lindíssimo romance e ocupa a 2º posição.

.

casamentos-1

#01 Felicidade Conjugal [Leon Tolstói]

Tolstói era um gênio. Inegável isso. Escreveu com maestria tudo o que se propôs, inclusive pra falar de casamento! Em A Felicidade Conjugal ele aborda tanto a forma como um casal pode ser feliz, quanto da dificuldade em se manter um relacionamento. Paixão, amor, tolerância, insegurança e desinteresse estão entre os tópicos pra falar do assunto; ele joga na cara do leitor a vulnerabilidade de uma relação, o quão pouco ou o tanto que é necessário para uma pessoa ser feliz. A cada página você sente uma reviravolta de emoções com os personagens. Por dedicar um livro inteiro ao assunto ele merece nosso primeiro lugar!

.

assinatura-todos

.

Comentários

comentário(s)