“Vai tomar no cu duma vez, seu filho da puta! Vai à merda!”
Não, eu não estou xingando vocês, seja lá o que tenham feito de errado… É desta forma que o romance Se Vivêssemos em um Lugar Normal, do autor mexicano Juan Pablo Villalobos, tem início, e já de imediato te dá um choque de realidade. O livro foi, sem dúvidas, um dos melhores lançamentos de 2013.
O romance – que é quase uma não-ficção – conta a história de Orestes, nascido em Lagos de Moreno (cidade natal do autor também), uma cidade no interior do México “que tem mais vacas que pessoas e mais padres do que vacas”. Ele e os seis irmãos foram criados em uma casa apelidada de “caixa de sapatos”, mas a mãe ainda tenta convencê-los de que a família pertence à “classe média”.
“Essa coisa de classe média parecia algo que só podia existir num país normal, em um país onde não estivessem permanentemente tratando de foder a sua vida. Todas as coisas normais eram difíceis pra caralho de conseguir.”
Tudo que Orestes quer é não fazer parte da sua vida. Quer deixar a caixa de sapatos, ter dinheiro e poder comer quesadillas normais sem dividir com inúmeros irmãos. O livro fala de desigualdade social, economia doméstica, inflação, revolução, conservadorismo e muitas outras questões políticas que mostram a realidade do interior mexicano.
A narrativa afiada de Juan Pablo Villalobos faz com que o leitor seja incapaz de parar a leitura. Em meio ao universo mexicano, a miséria ganha espaço privilegiado na trama, só que de forma extremamente sarcástica. Há gracejos que vão desde o cotidiano, filosofia, passando pela mitologia grega e referências musicais.
Se Vivêssemos em um Lugar Normal é um drama – que é cômico mesmo sendo triste – da melhor qualidade, transporta o leitor a uma outra realidade e o faz chorar de rir do início ao fim. Juan Pablo acertou a dose de ironia. A desgraça nunca foi tão engraçada!
Juan Pablo Villalobos nasceu em Guadalajara, México, e atualmente mora no Brasil. Festa no covil, seu romance de estreia, foi publicado em quinze países. Em setembro a Companhia das Letras publicou seu segundo romance, Se vivêssemos em um lugar normal.
Se você quiser conhecer um pouco mais do autor, o jornal Folha de São Paulo realizou uma entrevista bem bacana. A gente recomenda! É só clicar aqui.
.
SE VIVÊSSEMOS EM UM LUGAR NORMAL
Autor: Juan Pablo Villalobos
T. Original: Si Vivieramos en un Lugar Normal
2013, 160 páginas, Companhia das LetrasOnde comprar?
– Saraiva
– Submarino
- Livraria da Folha
- Livraria Cultura
– Estante Virtual (novos e usados).
.
.