INÍCIO . RESENHAS . PERFIL . TOP 5 . +LITERAR
CRÔNICA DO DIA . AGENDA

Informações

Este artigo foi escrito no dia 23 abr 2013, e pertence à categoria +Literar.

Tags

, , , , , , , , ,

Vamos literar?

Todo mundo fala de literatura: até quem não lê fala e não sabe. E olha que muita gente não lê! No Brasil, o índice de leitura é baixíssimo, pouco mais de um livro por habitante no ano. Só para ter com o que comparar, na Colômbia o número é de 2,2 e na Espanha é de 10,3. E mesmo assim o tema está em todos os jornais e enche a timeline do seu Facebook todos os dias. Você está rodeado por citações de Machado de Assis e William Shakespeare e nem percebe. Todo ano vai ao cinema ver filmes que surgiram a partir de livros famosos e muitas vezes não se dá conta disso. Não é mentira: a literatura está presente na sua vida querendo ou não.

literar-open copy

O que vamos fazer aqui é falar de literatura do ponto de vista que mais importa: o do leitor. Queremos que a LITERAR seja a sua revista Literária de referência. Afinal, quem melhor para conversar com você de igual para igual do que nós, jovens leitores – assim como você! – aficionados por literatura e por tudo que ela nos proporciona? Pode esperar sempre por resenhas e artigos que prezem pelo bom senso, pela informação apurada, e, principalmente, o respeito por opiniões diferentes. Até porque somos três pessoas, cada uma com gostos e opiniões muito diferentes – a palavra de ordem aqui é diversidade! Vamos apresentar resenhas, lançamentos, perfis de autores, pesquisas sobre temas relacionados e tudo o que de alguma forma nos levar pelos caminhos da leitura.

E se engana quem espera encontrar uma única veia literária por aqui: a gente se interessa por (quase) tudo. De escritores clássicos ao novos best-sellers que pipocam nas livrarias. Queremos te apresentar de Cecília Meireles a JK Rowling, passando por relíquias da literatura estrangeira, biografias que valem a pena ser conhecidas e livros que se escondem no fundo das prateleiras das bibliotecas. Sabemos que existe aquela pessoa que procura na leitura o sonho, o conhecimento e até mesmo a fuga da realidade. E estamos empenhados para que aqui haja espaço para cada uma dessas pessoas.

literar-sobre

.

LITERAR é discutir a literatura. Falar da sua presença e efeitos na sociedade, além de mostrar como vivemos sob forte influência literária e incentivar você a seguir esse caminho conosco. No Texto A Literatura e o Efêmero, de Umberto Eco, o escritor ressalta que “Os grandes livros contribuíram para formar o mundo. A Divina Comédia, de Dante, por exemplo, foi fundamental para a criação da língua e da nação italianas. Certos personagens e situações literárias oferecem liberdade na interpretação dos textos, outros se mostram imutáveis e nos ensinam a aceitar o destino.” Queremos acompanhar isso de perto e marcar presença. Vem com a gente!

Queremos contribuir para que cada visitante leia com novos olhos, apresentando diferentes perspectivas sobre um mesmo assunto e levantar um questionamento crítico. Queremos estimular a leitura a partir do próprio ato de ler, mostrar que a literatura nunca cai em desuso e que há sempre algo novo a ser descoberto e explorado.

A LITERAR é fruto das cabeças inquietas de três jovens leitores com seus vinte-e-tantos anos de Belo Horizonte. Anne Morais, Fred La Rocca e Luiz Marcatto. Dois jornalistas e um designer, que compartilham a paixão pela leitura e adoram indicar livros e autores para os amigos. Sem nenhuma pretensão de críticas ultra elaboradas recheadas de palavras confusas e termos técnicos, a LITERAR é reflexo do que gostamos de fazer: resenhas e textos pessoais, feitas por leitores e direcionadas a leitores. Essa revista eletrônica é um sonho antigo, e a gente te convida a vivê-lo conosco. Bora literar?

.

equipe-todos

Você pode conhecer mais sobre a LITERAR clicando aqui. Para falar conosco, use o formulário de contato ou mande um e-mail para contato@literar.com.br. Não deixe de curtir nossa página no Facebook e de nos seguir no Twitter e Instagram. Queremos ouvir suas sugestões, críticas e dicas leterárias. Lembre-se: esse espaço é tão seu quanto nosso. :)

.

Comentários

comentário(s)