INÍCIO . RESENHAS . PERFIL . TOP 5 . +LITERAR
CRÔNICA DO DIA . AGENDA

Informações

Este artigo foi escrito no dia 15 jul 2014, e pertence à categoria Resenhas.

Tags

, , , , , , ,

Resenha: A Cidade Inteira Dorme [Ray Bradbury]

spoiler1

Quando se fala em ficção científica na literatura, qual a primeira coisa que vem na sua mente? Monstros de várias cabeças e pessoas com poderes sobrenaturais? Ou um pacato planeta onde as pessoas vivem seu dia a dia de forma estranhamente absurda? Seja qual for seu mundo fictício ideal, uma coisa é certa: há em A Cidade Inteira Dorme um retrato desse imaginário.

literar-cidadeinteira01

Ray Bradbury, escritor do incrível Fahrenheit 451, nos transporta para um universo bem diferente e ao mesmo tempo muito semelhante ao nosso nas histórias fantásticas (em todos os sentidos da palavra) de A Cidade Inteira Dorme. Com uma coletânea de textos de toda a carreira de Bradbury, o livro ganhou recentemente nova cara pela Globo Livros. Além dele, Fahrenheit 451 e Crônicas Marcianas também foram repaginas, e o projeto gráfico é tão lindo que eu me peguei apaixonado pelos livros mesmo antes de abrir as capas.

literar-cidadeinteira02
Mas que você não se engane: o livro é tão sensacional por dentro quanto por fora. Um dos meus contos favoritos é O Alçapão, com a história de uma casa onde um sótão aparece da noite pro dia. Mais bizarro ainda, sons de ratos começam a surgir do novo cômodo e deixam a proprietária enlouquecida. Outro destaque é O Homem Ilustrado, que nos apresenta a um homem cujas tatuagens carregam premonições e visões do futuro. Curioso, pra dizer o mínimo. E de onde saíram esses há muitas outras histórias fascinantes: ao todo, são 14 contos no livro.

“Encare as coisas desse modo, filho: a vida é um espetáculo mágico, ou deveria ser se as pessoas não ficassem por aí dormindo.”

literar-cidadeinteira03
Se há uma coisa que une todas as histórias do livro é o estranhamento que elas nos provocam. O tempo todo Bradbury nos pova que há muto mais para descobrir fora do casulo do nosso conhecimento. O sobrenatural do escritor fala das vidas cotidianas, dos nossos medos e prazeres, sempre de uma forma que voce nunca imaginou possível. A Cidade Inteira Dorme é um livro para ampliar suas frontiras: geográficas, filosóficas e criativas.

 .

literar-cidadebradbury-capaA CIDADE INTEIRA DORME
(e outros contos)

Autor: Ray Bradbury
Título original: Bradbury Stories
2008/2013, 194 páginas, Bliblioteca Azul

Onde comprar?
Saraiva
Submarino
Livraria da Folha
Livraria Cultura
Estante Virtual (novos e usados)

.

assinatura-luiz

Um exemplar do livro “A Cidade Inteira Dorme” foi enviado como cortesia para a Literar pela Biblioteca Azul / Globo Livros.

Comentários

comentário(s)