INÍCIO . RESENHAS . PERFIL . TOP 5 . +LITERAR
CRÔNICA DO DIA . AGENDA

Informações

Este artigo foi escrito no dia 12 mar 2014, e pertence à categoria Resenhas.

Tags

, , , , , , , ,

Resenha: Mãos de Cavalo [Daniel Galera]

spoiler1

Quando li Barba Ensopada de Sangue, fiquei boquiaberto com a escrita de Ganiel Galera. Durante meses me peguei pensando no curso dos personagens, no estilo do escritor e em algumas das passagens que mais me marcaram – e há muito tempo algo assim não acontecia comigo na literatura contemporânea. Acho que todo mundo já passou por isso alguma vez na vida, então não deve ser surpresa pra ninguém que meu primeiro pensamento ao fechar a última página do livro foi: eu preciso ler tudo que esse escritor já publicou.

Para dar início ao projeto Galera 2014 (confesso que o nome não é dos melhores), escolhi Mãos de Cavalo. Antes mesmo de saber quem era o escritor por trás de Barba Ensopada de Sangue, minha estagiária na Libretto levou o livro um dia para o atelier. Minha curiosidade literária sempre desponta nessas horas, e começamos a conversar sobre o livro – e ela, todo elogios. Descobri que esse Daniel e outro do livro que eu tanto andava namorando eram o mesmo, e coloquei logo na lista de “quero ler”. Ela tinha razão: Mãos de Cavalo merece todos os elogios que eu tenho para oferecer.

literar-maoscavalo02

Narrado em terceira pessoa, o livro nos mostra paralelamente duas histórias, situadas em diferente momentos temporais. A primeira traz um adolescente que vive sobre as duas rodas de sua bicicleta, mostrando suas amizades no bairro e as relações entre amigos e inimigos na escola. Na segunda, vemos o cirurgião plástico Hermano nos seus trinta anos (usando suas mãos de cavalo avantajadas como ferramenta de trabalho), casado e bem de vida, planejando uma viagem de escalada com um conhecido.

A ideia não é exatamente nova – duas histórias aparentemente desconexas que se cruzam em determinado ponto da narrativa -, mas isso é o que menos importa na literatura de Galera. Entre escolhas que marcam uma pessoa por toda sua vida e o forçoso trabalho de responder à pergunta “quem sou eu de verdade?”, os personagens de Mãos de Cavalo mergulham fundo em si mesmos para mostrar que, muitas vezes, o que queremos e o que conseguimos são duas coisas bem diferentes.

literar-maoscavalo03

O desenvolvimento da história não deixa a desejar em nenhum momento. Com flashbacks e fragmentos do pensamento de Hermano, vamos construindo um perfil minucioso do personagem – que, mesmo com a aparência de o conhecermos tão bem, não deixa de nos surpreender. Algo me diz que Mãos de Cavalo é só o começo da minha trajetória pela literatura de Galera.

.

literar-maoscavalo-capaMÃOS DE CAVALO

Autor: Daniel Galera
2006, 192 páginas, Cia das Letras

Onde comprar?
– Saraiva 
– Submarino
FNAC
– Livraria Cultura
– Estante Virtual (novos e usados)

.

.

assinatura-luiz

Um exemplar do livro “Mãos de Cavalo” foi enviado como cortesia para a Literar pela Companhia das Letras.

.

Comentários

comentário(s)