INÍCIO . RESENHAS . PERFIL . TOP 5 . +LITERAR
CRÔNICA DO DIA . AGENDA

Informações

Este artigo foi escrito no dia 29 ago 2013, e pertence à categoria Resenhas.

Tags

, , , , , , , , , ,

Resenha: Quinta Avenida, 5 da manhã [Sam Wasson]

Resenha escrita pela colunista convidada Cynthia Moreira. Cynthia é de Belo Horizonte mas vive em em SP com o marido. É publicitária, consultora de moda e blogueira no Embonita.

spoiler1

Quinta Avenida, 5 da Manhã é uma leitura deliciosa, principalmente para os fãs de Breakfast at Tiffany’s e os admiradores de Audrey Hepburn. Nessa obra de 268 páginas, Sam Wasson descreve os bastidores de Bonequinha de Luxo, toda a trajetória que os produtores e idealizadores tiveram que percorrer para chegar ao que hoje é considerado um grande clássico do cinema. Sam nos situa também no momento histórico em que tudo se deu e nos mostra como cada detalhe precisou ser minimamente pensado para que os telespectadores não ficassem escandalizados com a a história de Holly Golightly.

literar-quintaav01

E se eu dissesse que o filme quase não saiu, que Audrey não queria o papel, que a música River Moon por pouco não foi vetada, que foi grande a luta com os censores e por aí vai? Wasson fala algo parecido no primeiro capitulo e então entramos no incrível universo em que toda a história do filme se passou. Foi na Quinta Avenida, às 5 da manhã, que o filme começou a se concretizar.

Mas o relato vai mais fundo, resgata um pouco da história de Truman Capote, o autor da obra que originou o filme, para que possamos descobrir que a história tem grande ligação com suas próprias experiências de vida. Podemos ver também como Audrey foi descoberta e qual sua trajetória antes de Bonequinha, como ela conseguiu ser tornar um ícone de moda e como sua parceria com Hubert de Givenchy causaria uma reviravolta nos conceitos de moda.

literar-quintaav02

Mas o mais incrível é entender o porquê de Bonequinha de Luxo ter causado tanto impacto. O filme foi feito no inicio da década de 60: nessa época, temas sexuais ainda eram profundamente censurados, mulheres não podiam nem sonhar com a palavra sexo antes do casamento – e o que Holly Golightly fazia? Ela era uma garota de programa, de luxo, mas era. A partir daí você pode imaginar o grande desafio que foi lançar o filme! Foi preciso muito trabalho de publicidade, uma escolha perfeita de atores e um cuidado extremo com cada detalhe para que nada soasse muito fora do tom.

Um livro imperdível para os amantes de história, cinema, arte e moda. Depois dessa leitura não tem como fazermos outra coisa, senão rever esse clássico que é Bonequinha de Luxo, mas dessa vez com outros olhos.

.

literar-quintaav-capaQUINTA AVENIDA, 5 DA MANHÃ

Autor: Sam Wasson
Título original: Fifth Avenue, 5AM
2013, 232 páginas, Editora Zahar

Onde comprar?
Saraiva
Livraria Cultura
Estante Virtual (novos e usados)
Amazon (em inglês)
Book Depository (em inglês)

.

por Cynthia Moreira

.

assinatura-todos

.

*texto da colunista convidada Cynthia Moreira

.

Comentários

comentário(s)