INÍCIO . RESENHAS . PERFIL . TOP 5 . +LITERAR
CRÔNICA DO DIA . AGENDA

Top 5: Prêmio Jabuti 2013

Saiu ontem o resultado do Prêmio Jabuti 2013. Conhecido por destacar alguns dos nomes mais importantes da literatura brasileira, a premiação elegeu primeiros, segundos e terceiros lugares em livros de ficção, livros de não-ficção e aspectos técnicos. Das 27 categorias, selecionamos nossos 5 títulos favoritos. Nossa lista está aí, mas se quiser conferir todos os vencedores, é só acessar esse link.

top05-header

top-jabuti05

#05: Diálogos Impossíveis [Luis Fernando Veríssimo]

Luís Fernando Veríssimo já é figura carimbada na estante dos brasileiros. Também não é pra menos: o gaúcho (que carrega no sangue o dom de Érico Veríssimo, seu pai) já publicou mais de 25 livros de contos, além de 7 romances. Diálogos Impossíveis havia ficado com o segundo lugar na categoria de Crônicas. No entanto, o primeiro lugar foi desclassificado, e o livro de Veríssimo ficou com o topo. A seleção de textos para o livro tem em comum exatamente a ideia do título: todos são diálogos que, de uma forma ou outra, são imaginários.

.

top-jabuti04

#04: Marighella [Mário Magalhães]

Vencedor da categoria Biografias, Marighella (de Mário Magalhães) narra a vida de Carlos Marighella, fundador do maior grupo armado de oposição durante o período ditatorial brasileiro. Mário Magalhães conta a vida do baiano mostrando suas diversas facetas: além de seu envolvimento com a política, Carlos era poeta e um grande brincalhão. Todos esses lados se misturam para compor a figura de Marighella, em uma biografia que mais parece um romance de fatos reais.

.

top-jabuti03

#03: O Mendigo que Sabia de Cor os Adágios de Erasmo de Rotterdam [Evandro Affonso Ferreira]

Escrito por Evandro Affonso Ferreira, O Mendigo que Sabia de Cor os Adágios de Erasmo de Rotterdam recebeu o primeiro lugar na categoria Romance. E se você se assustou com um nome assim tão grande, talvez hajam outros estímulos para te fazer ler o livro: Evandro Affonso tem sido um dos escritos mais aclamados da literatura contemporânea brasileira. Natural de Araxá, em Minas Gerais, seus dois livros anteriores também foram finalistas do prêmio Jabuti (além de muitos outros!), e suas publicações são sempre muito elogiadas. Coloca aí no terceiro lugar do nosso top e na lista de leitura para as próximas férias. :)

.

top-jabuti02

#02: A Voz do Ventríloquo [Ademir Assunção]

Ademir Assunção foi o premiado com o primeiro lugar na categoria Poesia. A Voz do Ventríloquo, seu sétimo livro lançado, reúne poesias que têm em comum uma grande inquietude e melancolia. Com estilo próprio, o poeta emprega forte musicalidade a seus escritos, tratando de temas comuns e sombrios com a mesma perseverança.

.

top-jabuti01

#01: Barba Ensopada de Sangue [Daniel Galera]

Por mais estranho que possa parecer, o topo do nosso podium não foi premiado com o primeiro lugar no Jabuti! Barba Ensopada de Sangue levou a terceira posição nos Romances do Jabuti 2013, mas tem uma história tão rica e peculiar que merece o posto mais alto no nosso palanque. Daniel Galera conta a história de um professor educação física que tem uma característica bem rara: ele não consegue guardar o rosto das pessoas. É só virar as costas e PUF!, impossível lembrar dos traços de alguém. Após o suicídio de seu pai, o personagem se muda para a cidade de Garopaba buscando mais informações sobre seu avô, que sumira misteriosamente. O estilo do escritor é incrível, e você se vê tão envolvido com o mistério que se sente até parte da narrativa. Leitura mais que recomendada.

.

assinatura-todos

.

Comentários

comentário(s)