INÍCIO . RESENHAS . PERFIL . TOP 5 . +LITERAR
CRÔNICA DO DIA . AGENDA

Informações

Este artigo foi escrito no dia 04 out 2013, e pertence à categoria Top 5.

Tags

, , , , , , , ,

Top 5: Músicos Escritores

Em Outubro se comemora o Dia Mundial da Música (01/10). A gente já falou por aqui sobre músicas que foram inspiradas em clássicos da literatura, e agora a gente muda o cenário: no Top 5 de hoje, só músicos que decidiram se enveredar também nas publicações editorais. Confere aí:

top05-header

literar-topmusicos05

#05: Tony Belotto

Alguns o conhecem como um dos integrantes da banda brasileira Titãs e outros como “o marido da Mallu Mader”, mas nem todo mundo sabe que, além disso, ele é autor de livros policiais. Dentre seus maiores sucessos estão os livros protagonizados pelo investigador Bellini. Um deles, Bellini e a Esfinge chegou até mesmo a se tornar um filme, de título homônimo, premiado em 2001. Também escreveu BR163: Duas Histórias na Estrada (2001), O Livro do Guitarrista (2001), Os Insones (2007) e No Buraco (2010). O mais recente deles é Machu Picchu, em que relata a vida de um casal em crise.

.

literar-topmusicos04

#04: Paul McCartney

Só por ser um ex-Beatle ele já merece entrar em qualquer lista que a gente fizer! Além de continuar na atividade com suas músicas e composições, Paul McCartney escreveu o livro infantil “Lá no alto das nuvens”.  A história traz à vida o esquilo Serelepe, forçado a abandonar a floresta, destruída pelos planos de expansão de Gadolfa, ele luta para encontrar a terra encantada de Animália, o local onde os animais vivem livres. No livro, o artista destaca seu comprometimento ecológico. Dizem por aí que em 2015 o livro vai ganhar adaptação cinematográfica para animação em 3D!

.

literar-topmusicos03

#03: Humberto Gessinger

Gessinger é daqueles cantores que tem gente que ama loucamente e aqueles que odeiam na mesma proporção. Mas, o sobrevivente de Engenheiros do Hawaii tem público cativo, legião de fãs que por onde passa esgota seus shows. Nos últimos anos, além de compor e cantar, ele se enveredou pelas bandas da literatura. Em geral, seus textos são crônicas que falam tanto de sua vida, suas divagações, como também mostram um outro lado da sua história musical. Entre seus títulos estão Pra ser Sincero, 45 variações sobre um mesmo tema, 123 variações sobre um mesmo tema, Nas entrelinhas do Horizonte, 6 segundos de atenção e o infantil Meu pequeno gremista.

.

literar-topmusicos02

#02: Keith Richards

Não basta ser guitarrista de uma das maiores bandas de rock de todos os tempos. Não basta dar pinta nos cinemas interpretando o pai de Jack Sparrow. Não basta ser amigo de Mick Jagger. Keith Richards quer mais! O Rolling Stone tem dois livros publicados: sua autobiografia e um com citações suas.  A biografia foi lançada em 2007 e chamada de Life. O outro é de 2009 e foi intitulado ” What Would Keith Richards Do?: Daily Affirmations from a Rock ‘n’ Roll Survivor (em tradução livre: O quê Keith Richards Faria? Afirmações Diárias de um Sobrevivente do Rock ‘n’Roll).

.

literar-topmusicos01

#01: Chico Buarque

A perfeição de Chico Buarque chega a dar raiva. Como se não bastasse ele vir de uma família culturalmente bem elaborada, o cara ainda é bonito – mesmo já não sendo novinho, é um grande cantor e um dos maiores compositores brasileiros. E para completar, ele decide escrever livros que se tornaram grandes nomes da literatura atual. Entre seus premiados romances estão Leite Derramado, Benjamim e Estorvo. Por trazer para as páginas a genialidade que encontramos em suas músicas, ele ganha nosso primeiro lugar!

.

assinatura-todos

.

Comentários

comentário(s)