INÍCIO . RESENHAS . PERFIL . TOP 5 . +LITERAR
CRÔNICA DO DIA . AGENDA

Informações

Este artigo foi escrito no dia 20 set 2013, e pertence à categoria Top 5.

Tags

, , , , , , , , , , ,

Top 5: Vampiros

Os fãs de Crépusculo que nos perdoem, mas nenhum dos seres dessa lista brilha no sol ou procura briga com lobisomens! Escolhemos cinco livros sobre vampiros que marcaram gerações e nos deixaram com os pelos da nuca arrepiados, confere só:

top05-header

literar-vampiros05

#05: Diários do Vampiro [L.J. Smith]

As histórias sobre vampiros estão há séculos no imaginário do homem e em várias culturas, mas esta em questão se tornou febre no início da década de 90. A primeira trilogia de Diário do Vampiro, de L.J. Smith, trata sobre o triângulo amoroso entre Elena Gilbert e os irmãos vampiros Stefan e Damon Salvatore. Eles  não brilham ao Sol e não os vemos fugir de espelhos, alhos e crucifixos, conseguem andar durante o dia graças a anéis de lápis-lázuli enfeitiçados – caso contrário eles morrem – são mortos por meio de decapitação ou estaca no coração e têm força e velocidade sobrenaturais.  Vale conhecer mais sobre o romance e por isso ele entra em nosso Top 5!

.

literar-vampiros04

#04: A Hora do Vampiro [Stephen King]

Todo mundo sabe que Stephen King é o cara do suspense. Quem nunca se perdeu nas horas, lendo seus livros, e se assustou com um barulho por perto não sabe o que é terror na literatura. Ele já escreveu sobre tudo no gênero – de espíritos a extraterrestres -, inclusive sobre vampiros. A Hora do Vampiro lida com os nossos medos mais secretos. Seja do escuro, do monstro embaixo da cama ou de ficar sozinho, esses temores ressurgem um a um. O autor seque a fórmula consagrada por Bram Stoker, com vampiros maus e com a morte estampada nos olhos. Faz você pensar duas vezes ao convidar alguém para entrar em sua casa!

.

literar-vampiros03

#03: Os Sete [André Vianco]

A literatura nacional também oferece ótimas opções de escrita fantástica! Prova disso é o livro Os Sete, do paulista André Vianco. Passado no sul brasileiro, o livro acompanha uma equipe de navegadores que, explorando o litoral do Rio Grande do Sul, encontra uma caravela naufragada. De dentro dela eles resgatam diversos objetos, entre eles uma grande caixa prateada com inscrições e avisos de cautela. Ignorando as advertências, a caixa é aberta, e dentro dela estão sete cadáveres – ou melhor, sete vampiros imobilizados que voltam aos poucos à vida.

.

literar-vampiros02

#02: Sangue e Ouro [Anne Rice]

Quem não leu, pelo menos ouviu falar de Entrevista com Vampiro, A Rainha da Maldição e muitos outros títulos que colocaram Anne Rice no topo da literatura vampiresca. Sangue e Ouro tem morte, violência, romance, o auge de Constantinopla, a opulência da época por meio de joias, grandes pintores e luxúria. Mas, acima de tudo, mostra a vida (ou morte?!) de Marius, o vampiro responsável por resguardar os vampiros mais antigos e esperar pelo momento em que estes acordarão. A autora retrata seus vampiros como seres da noite, que queimam no sol e no fogo, passando o dia em caixões. Embora sejam extremamente sensuais, não têm relações sexuais, mas costumam se apaixonar. E são capazes de aparecer no espelho e voarem! A escrita é densa e aos fãs do gênero é só um passo pra ficar mordido e se enveredar por todas as obras da escritora!

.

literar-vampiros01

#01: Drácula [Bram Stoker]

Pode parecer um grande clichê, mas seria impossível fazer essa lista sem que o Drácula de Bram Stoker estivesse no topo! O livro, escrito em 1897, conta a história do conde Drácula, morador de um excêntrico castelo na Transilvânia. A história de Bram Stoker deu as bases para a imagem de vampiros que conhecemos hoje – e até por isso, o livro não foi tão bem recebido assim à época, porque fugia um pouco da mitologia de vampiros que existia. Para não deixar dúvidas da nossa escolha, mais um motivo: além de criar a figura do conde Drácula, que assusta criancinhas (e adultões!) há décadas, um outro personagem do livro é o médico Van Helsing – que, como você deve se lembrar, já serviu de inspiração para vários personagens caça-vampiros.

.

assinatura-todos

.

Comentários

comentário(s)